Governo apresenta projeto que promove afeto e carinho aos pacientes

Suely Melo diz que o gesto de solidariedade alegra e tenta amenizar o sofrimento das pessoas (Foto: Assessoria Sesacre)

Suely Melo diz que o gesto de solidariedade alegra e tenta amenizar o sofrimento das pessoas (Foto: Assessoria Sesacre)

Em um ato de amor, respeito e carinho ao próximo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), lançou na terça-feira, 9, o projeto De Todo Coração, que visa proporcionar aos pacientes da Maternidade Bárbara Heliodora serviços na área de estética facial, corporal e postura.

Para a realização desse projeto, a Sesacre fez uma parceria com o Sindicato dos Cabeleireiros do Acre, no intuito de oferecer aos pacientes, além de tratamento terapêutico, um pouco mais de afeto e carinho para as mães.

A Sesacre fez uma parceria com o Sindicato dos Cabeleireiros do Acre no intuito de oferecer aos pacientes, além de tratamento terapêutico, um pouco mais de afeto e carinho para as mães (Foto: Assessoria Sesacre)

A Sesacre fez uma parceria com o Sindicato dos Cabeleireiros do Acre no intuito de oferecer aos pacientes, além de tratamento terapêutico, um pouco mais de afeto e carinho para as mães (Foto: Assessoria Sesacre)

“A ideia do projeto partiu de relatos de pacientes que estão internados há algum tempo e não têm como cuidar da própria aparência – muitos estavam com cabelos por cortar, unhas grandes, causando, assim, um constrangimento entre eles e com outras pessoas. Então passamos esses depoimentos ao governador Tião Viana e decidimos realizar algo a mais, que vai além do tratamento de saúde convencional”, explica a secretária de Saúde, Suely Melo.

Ela diz que o gesto de solidariedade alegra e tenta amenizar o sofrimento das pessoas. Em poucas horas de dedicação, a ação serve como um remédio para levantar a autoestima dessas pessoas, através da aparência.

Milla Raquel, diz que se sente valorizada com essas pessoas cuidando de sua aparência (Foto: Assessoria Sesacre)

Milla Raquel diz que se sente valorizada com essas pessoas cuidando de sua aparência (Foto: Assessoria Sesacre)

Nesse primeiro momento da implantação do projeto ‘De Todo Coração’, os serviços estarão disponíveis todas as segundas-feiras, a partir das 16 horas, na Maternidade Bárbara Heliodora, oferecendo aos pacientes dicas de educação e higiene, assepsia facial, corporal e automassagem. “Estamos estudando a possibilidade de estender a ação para o Hospital do Idoso e outras unidades de saúde”, destaca a coordenadora do projeto, Lula Melo.

Um gesto de carinho e amor vale muito mais

Milla Raquel, que está com a filha internada há 18 dias, diz que se sente valorizada cuidando de sua aparência. “As pessoas comentam que não cuidamos do cabelo ou não passamos uma maquiagem, e esquecem que nós estamos aqui preocupadas com os nossos filhos e nem ligamos para isso, mas somos mulheres e temos vaidade. Hoje, vendo esse grupo de pessoas nos tratando dessa forma, melhorou o meu dia, até para ficar mais disposta e ter forças para cuidar da minha filha”, disse, emocionada.

Jonaira de Paula sentia-se constrangida ao conversar com outras pessoas, pois não tinha como cuidar da beleza. “Estou aqui com o meu filho, que nasceu prematuro há três meses. Durante esse tempo, a maternidade virou minha casa. Nunca vi nem ouvi falar desse tipo de serviço destinado a pacientes em lugar algum. Parabenizo pela iniciativa, mas espero que meu filho tenha alta até a próxima segunda-feira. Do contrário, estarei aqui novamente desfrutando o momento de beleza”, disse.

Jonaira de Paula, parabenizo pela iniciativa, pois Nunca vi, nem ouvi falar desse tipo de serviço destinado a pacientes em lugar algum (Foto: Assessoria Sesacre)

Jonaira de Paula: “Parabenizo pela iniciativa, pois nunca vi nem ouvi falar desse tipo de serviço destinado a pacientes em lugar algum (Foto: Assessoria Sesacre)

A presidente do Sindicato dos Cabeleireiros do Acre, Simone Felix, disse que é uma satisfação trabalhar com esse tipo de público. “Quando recebi o convite, não pensei duas vezes para aceitar. Sempre quis fazer algo parecido em ajudar ao próximo com a minha profissão, mas não sabia como. Hoje, olhando essas mulheres com um sorriso no rosto, faz com que eu me sinta realizada”, diz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter