Governo aponta avanços na área de Tecnologia e Defesa Agroflorestal

Além de apresentar as ações desenvolvidas os gestores  projetam novas ações durante as avaliações(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Além de apresentar as ações desenvolvidas, os gestores projetam novas ações durante as avaliações (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana participou de mais uma rodada de avaliação de gestão das pastas de governo. Nesta quarta-feira, 19, apresentaram as avaliações os responsáveis pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf)

Carlos Rebello, da coordenação da DTIC e DMA, informou na reunião que o Estado tem avançado consideravelmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Modernização Administrativa.

Entre os progressos, Rebello apresentou dois projetos que estão em fase inicial de execução: um monitoramento veicular por GPS e um programa de caronas online. O programa de monitoramento , segundo Rebello, foi desenvolvido por dois servidores do Estado e é disponibilizado gratuitamente pelo governo para todas as secretarias.

“O projeto piloto conta com cadastramento de veículos da Polícia Militar que permite verificar onde está cada carro que possui o equipamento. Se, por ventura, algum veículo sair do perímetro permitido, tudo fica registrado no programa e é possível evitar que os veículos saiam da rota determinada”, explicou o coordenador.

Já o programa de caronas visa a redução de gastos com a logística de transportes, que atualmente tem um cenário diferenciado devido à abertura permanente da BR-364. A proposta do programa é cadastrar os veículos do Estado que se deslocarão para os municípios, capacidade de vagas, data de ida e volta.

“As secretarias cadastram esses dados no sistema  e podem compartilhar a viagem. Se, por acaso, outra secretaria puder pegar carona naquela viagem, poderá solicitar, e isso auxilia na redução dos gastos públicos com deslocamentos de veículos e gastos de combustível, entre outras despesas”, completa Rebello.

O coordenador ressaltou ainda que foram feitos investimentos em telefonia por IP – interligações por fibra -, que antes era inexistente. “E o nosso Floresta Digital tem evoluído. Conquistamos a premiação da revista Rede, que tem um trabalho muito respeitado, como melhor projeto que presta serviço à população em inclusão digital do país”, afirmou Rebello.

Tião Viana ressaltou que todos os avanços são importantes na área que atuam a DTIC e a DMA. “Ninguém está atualizado se não tiver essas ferramentas em sua gestão”, disse.

Idaf reforça atividades – O diretor do Idaf, Jefferson Cogo, apresentou as ações do Instituto. Cogo contou que o Estado cresceu nos percentuais de cobertura vacinal no combate à febre aftosa, chegando em 2013 a 98,51% de cobertura, registrando, assim, dois pontos percentuais a mais que nos anos anteriores.

O Idaf, lembrou Cogo, atua no combate à febre aftosa, brucelose, tuberculose, raiva bovina e peste suína clássica.

“Hoje o Acre é zona livre de peste suína clássica. Isso nos torna aptos a exportar a carne. Também tivemos um trabalho importante: uma ação de controle de raiva em Porto Walter”, contou o diretor.

Tião Viana observou que os resultados apresentados pelo Idaf são fortes e importantes para o Estado. “Vocês têm um trabalho bem especial para o estado, principalmente na questão da zona livre de peste suína. Isso é muito relevante”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter