tradição

Governo apoia a realização do novenário em Cruzeiro do Sul

Um convênio de R$ 25 mil firmado entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), e a Diocese de Cruzeiro do Sul, permite que o tradicional Novenário de Nossa Senhora da Glória seja realizado este mês naquele município.

As atividades do novenário tiveram início no último dia 5 e seguem até o dia 15, com uma programação diferenciada por conta da pandemia.

Abertura do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul Foto: Cedida.

O Novenário de Nossa Senhora da Glória é a maior festa religiosa do Acre e a segunda da Região Norte. Este ano, teve que ser reprogramado e está sendo realizado com público presencial reduzido e celebrações veiculadas pelas redes sociais. A procissão que reúne milhares de fiéis será substituída por uma carreata, que já conta com 600 veículos inscritos.

“As quatro primeiras noites foram apenas com programação online e a partir do dia 9 abrimos a catedral, restringindo a capacidade em 30%. Todas as missas estão sendo transmitidas pelo Facebook da Diocese de Cruzeiro do Sul e pelo canal do Youtube”, declarou Lizane Negreiros, coordenadora do Novenário de Nossa Senhora da Glória.

Medidas de distanciamento social estão sendo obedecidas nas missas presenciais Foto: Cedida.

O recurso destinado pelo governo foi utilizado no aluguel de tendas e cadeiras, e também na confecção de material gráfico e livretos, que foram distribuídos para que os fiéis acompanhassem as missas de casa.

“Todos os anos, o novenário atrai milhares de turistas para Cruzeiro do Sul. Este ano, apesar da pandemia, a igreja se esforçou para manter a festa, porém de uma forma segura para todos. Esse recurso se faz necessário para que o novenário aconteça”, declarou a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.