Governo anuncia R$ 2,5 milhões para pesquisas e projetos com bambu no AC

Ampliação do Parque Tucumã apresenta em sua estrutura o uso do bambu (Foto: Karen Aiache)
Ampliação do Parque Tucumã apresenta em sua estrutura o uso do bambu (Foto: Karen Aiache)

O governador Tião Viana recebeu nesta sexta-feira, 13, a ligação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, informando que estão assegurados para o Acre investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões para promoção e desenvolvimento de pesquisas e projetos com o uso do bambu como base de matéria-prima.

O secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, explica que o recurso será aplicado principalmente no campo de pesquisas para levantamento das áreas e diferentes espécies exclusivas que o Acre possui e, que conferem destaque ao estado em relação ao restante do país.

“O bambu é uma opção forte para a economia do Acre, já que o estado tem a maior reserva do mundo. Existe uma minuta de resolução para fazermos o manejo de bambu, e já temos uma empresa interessada em investir aqui, com intuito de exportar os painéis e outros produtos de bambu, além de adaptar a fábrica de piso de Xapuri para que trabalhe com essa matéria-prima”, ressaltou Fernando.

A primeira-dama Marlúcia Cândida, entusiasta das ações nesta área frisa que “o apoio do governo federal para a garantia destas pesquisas e ampliação de projetos na área favorecerá a geração de emprego e renda com a industrialização correta do bambu, o que garante mais uma oportunidade de exploração da matéria-prima local, como o manejo, ao passo que mantém a diversidade da floresta preservando-a”.

Marlúcia Cândida destacou ainda que o bambu se renova fácil e de maneira célere, então se associa com o que o Acre prega enquanto política pública. “Trata-se de materiais renováveis, sustentáveis e que possibilitarão ao governo trabalhar mais uma proposta para a economia, mais uma alternativa para seu fortalecimento”, concluiu Marlúcia.

No Acre, a obra pública de ampliação do Parque Tucumã, concluída no fim de 2014, apresenta em sua estrutura o uso do bambu. O quiosque que complementa a obra, situado no parque, transformou-se no cartão-postal da cidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter