Governo anuncia adicional de insalubridade aos servidores do Hosmac

“Há vários anos esperávamos por esse reconhecimento em nosso trabalho”, relatou a auxiliar de enfermagem Zeneide Silva, durante a reunião sobre os estudos de elaboração dos laudos para pagamento de adicional de insalubridade aos servidores do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). A reunião foi na manhã desta segunda-feira, 14.

“Há vários anos esperávamos por esse reconhecimento em nosso trabalho”, relatou a auxiliar de enfermagem Zeneide Silva ( Foto: Assessoria Sesacre)
“Há vários anos esperávamos por esse reconhecimento em nosso trabalho”, relatou a auxiliar de enfermagem Zeneide Silva ( Foto: Assessoria Sesacre)

Zeneide é servidora da saúde há 17 anos. “Arriscamos nossas vidas em prol de salvar outras vidas. Não é só o valor a ser pago, mas também o reconhecimento do que o governo está fazendo conosco”, ressaltou.

De acordo com o secretário adjunto de Estado de Saúde, Irailton Lima, o adicional de insalubridade foi instituído pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) como um benefício dentro do plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores da saúde.

“Os estudos para a produção dos laudos de insalubridade nas unidades de rede assistencial da Secretaria de Estado de Saúde [Sesacre] visam identificar os graus de exposição dos trabalhadores, ou seja, o risco do comprometimento de sua própria saúde, para que o estado possa conceder um adicional que já foi proposto pelo governo do Acre e aprovado pela Aleac”, explicou Irailton Lima.

Funcionários do Hosmac receberão o benefício de insalubridade ( Foto: Assessoria Sesacre)
Servidores do Hosmac receberão o benefício de insalubridade ( Foto: Assessoria Sesacre)

Os estudos para a elaboração dos laudos já foram feitos no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital da Criança. A perspectiva é de que, a partir das próximas semanas, a equipe comece a fazer o levantamento dos laudos nas unidades do interior do estado.

Os pagamentos serão feitos a partir do momento em que os laudos estiverem prontos, em três etapas: o primeiro previsto para abril, o segundo para junho e o terceiro para outubro deste ano.

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