Governo abre concurso público com remuneração de mais de R$ 7 mil

A expectativa é que em 60 dias seja realizada a primeira etapa do concurso  (Foto: Arquivo)
A expectativa é de que em 60 dias seja realizada a primeira etapa do certame (Foto: Arquivo)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Polícia Civil (SEPC), realizará concurso público para a contratação de 15 peritos criminais e dois médicos-legistas.

O edital do certame deve ser publicado nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial do Estado. O processo seletivo se dará por meio de prova objetiva e subjetiva na primeira fase, e na segunda será feita avaliação física e mental dos candidatos.

“Estamos demonstrando aqui uma atenção do governo por parte desses profissionais. Recentemente foi lançado um edital para chamar 162 policiais civis e 35 oficiais das corporações militares, pois, mesmo diante da crise e das dificuldades que estamos enfrentando, o Estado tem demonstrado atenção com a área da segurança”, relatou o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

Atualmente, o Estado conta com 32 peritos criminais, dos quais oito estão em fase de aposentadoria. A medida visa repor o quadro, além de fortalecer a Segurança Pública no Acre na área técnico-cientifica policial, com a criação de uma unidade pericial com dois profissionais na região de Tarauacá/Envira, além do incremento de mais um perito no Juruá e outro no Alto Acre.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica, Halley Márcio Vilas Boas, o ingresso desses novos profissionais irá ajudar na demanda do Instituto de Criminalística.

“Anualmente, temos uma demanda de 20 mil laudos periciais processados. Com os novos peritos, iremos agilizar esses processos”, disse.

O secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, completa: “Vai ajudar muito na demanda existente. Vamos diminuir cada vez mais nossa taxa de congestionamento e teremos uma perícia cada vez melhor, para poder atender a contento a população e, sobretudo, aquilo que é muito importante dentro do processo criminal: uma prova bem feita e muito bem coletada”.