Governador Tião Viana acompanha demolição de casa no Triângulo Novo

https://www.facebook.com/video.php?v=827316830695197

Uma casa a menos na Rua Maria de Lourdes, no bairro Triângulo Novo, em Rio Branco, significa uma moradia digna a mais para a família de Sofia Pontes de Lima, que na semana passada deixou a área de risco para viver no empreendimento Cidade do Povo. Nesta quarta-feira, 25, o governador Tião Viana acompanhou a demolição da residência, coordenada pela Secretaria de Habitação (Sehab), em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

Para o governador, a cena da demolição da casa representa esperança, pois a família que vivia no local estava sujeita, ano a ano, a perder tudo o que era adquirido com esforço. No entanto, a realidade hoje é outra: vive num lar digno, que não alaga, numa casa nova, com infraestrutura, saneamento básico, escolas próximas e área de lazer.

“A tentativa de todos nós ao construir ali [na Cidade do Povo] um território de paz se baseia em querermos um dia vencer os desafios das cheias do Acre que destroem tudo o que as pessoas constroem ao longo do ano. E a solução é essa: destruir o que não pode ficar em pé e construir para entregar o novo, com dignidade, a essas pessoas”, declarou o governador.

Segundo Tião Viana, esse é o avanço que a presidente Dilma Rousseff quer para o Acre: uma solução definitiva para as famílias que vivem todos os anos o drama da alagação. “Com o esforço feito junto ao governo federal, nós queremos chegar agora à cota 16 e 17 [metros] e tirar todas as famílias que ficam desabrigadas no período das enchentes. Até junho, serão mil e seiscentas casas entregues só este ano”, contou.

Sehab e Semsur prosseguem com demolições

Segundo informações da Sehab, essa unidade totaliza 11 demolições ocorridas só esta semana, em razão da mudança de famílias para empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Após a derrubada, o local é isolado e torna-se propriedade do Estado.

“Esse trabalho é feito em conjunto com a Defesa Civil, para que, além de demolir, possamos, em parceria com a Policia Militar, fazer um controle na desocupação do local, a fim de garantir que outras pessoas não o ocupem”, informou o secretário de habitação, Jamyl Asfury.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter