Governador prestigia encerramento das atividades do projeto Bombeiro Mirim

O dia 26 de novembro de 2019 marcou o fechamento de um ciclo de descobertas e aprendizados que 240 adolescentes de Rio Branco levarão para a vida. Ao longo deste ano, eles tiveram a oportunidade de participar do Bombeiro Mirim, projeto social coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).

O Teatro Plácido de Castro ficou pequeno para a cerimônia de encerramento. Familiares, amigos e autoridades tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de primeiros socorros e salvamento que os estudantes aprenderam durante as instruções. A cada demonstração realizada com sucesso, os bombeiros mirins arrancavam uma calorosa salva de palmas de plateia.

Adolescentes apresentaram parte do que foi aprendido durante curso Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante o período de realização do projeto, os alunos participam de atividades como civismo e cidadania; primeiros socorros; prevenção ao uso indevido de drogas; prevenção contra acidentes domésticos; prevenção contra incêndios; educação física e esportes; natação utilitária; educação ambiental e higiene; educação para o trânsito; áreas específicas de Bombeiro; recreação e acompanhamento escolar.

O governador Gladson Cameli era um dos mais entusiasmados com o desempenho dos adolescentes. Durante sua fala, o gestor parabenizou o projeto social e assegurou mais apoio governamental para a continuidade e aperfeiçoamento do Bombeiro Mirim.

“São projetos como este que fazem os nossos olhos brilhar de felicidade. Aqui nós temos meninas e meninos dedicados e com um futuro brilhante pela frente. Por isso, eu digo a todos que vocês podem ser o que quiserem na vida. Tem que sonhar e correr atrás para o sonho ser tornar realidade. Saibam que admiro muito este projeto social e para o próximo ano vamos dar ainda mais atenção para o Bombeiro Mirim”, enfatizou Cameli.

Governador assegurou mais apoio para a continuidade e aperfeiçoamento do Bombeiro Mirim Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ainda durante o evento, o governador anunciou estar empenhado na aquisição de dois ônibus para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para a realização de projetos sociais e assegurou que até o fim de sua gestão o Acre contará com, pelo menos, mais cinco colégio militares nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard e Tarauacá.

“O ensino militar já deu certo e temos acompanhado os bons resultados que vem alcançando em nosso estado. Queremos resgatar o civismo e não vou medir esforços para que mais colégios militares sejam implantados até o nosso último dia de governo porque esse foi um compromisso que firmei com a população acreana”, pontuou.

Para o comandante-geral do CBMAC, Carlos Batista, “a admiração e apoio do governador Gladson Cameli ao projeto Bombeiro Mirim demonstra que temos prestado um bom serviço a comunidade, sobretudo, aos adolescentes. Queremos continuar sendo referência de uma instituição séria e que repassa bons exemplos para a nossa juventude. Acredito que em 2020 será um ano bastante especial para todos nós.”

Histórico

O projeto social Bombeiro Mirim foi implantado no Acre pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cruzeiro do Sul, no dia 9 de abril de 2010 com a finalidade de desenvolver nos adolescentes entre 12 e 14 anos a cidadania, disciplina, prevenção de acidentes, além da prática de esportes, brincadeiras e outras atividades lúdicas.

Os resultados do primeiro ano de trabalho impactaram positivamente a comunidade cruzeirense. Nessa ocasião, muitos alunos melhoram seu comportamento e evoluíram no aproveitamento das atividades escolares. O público-alvo é formado por alunos de escolas públicas estaduais e municipais.

A partir de 2011, em função da grande relevância sócio-educativa para a comunidade de Cruzeiro do Sul, o projeto foi ampliado para atender as cinco regionais onde há presença do Corpo de Bombeiros no estado, com turmas em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Epitaciolândia, Brasileia, Rio Branco e nas vilas Lagoinha e Santa Luzia.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter