Governador participa dos festejos do Círio de Nazaré em Rio Branco

Gladson compareceu à festa católica que começou na Gameleira e seguiu em procissão pelas ruas da capital, no final da tarde deste domingo

O governador Gladson Cameli participou da procissão do Círio de Nazaré, no final da tarde deste domingo, 13, em Rio Branco. Acompanhado dos secretários Mauro Sérgio da Cruz (Educação) e Alysson Bestene (Articulação Política), ele compareceu às celebrações que antecederam a procissão, no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito.

Fieis em demonstração de fé e esperança percorrem as ruas de Rio Branco no Círio de Nazaré Foto: Marcos Vicentti/Secom

Essa é a 88ª edição da festa no Acre, que tem como principal objetivo o louvor à Virgem Maria e a peregrinação pelas ruas de Rio Branco em preces pedindo paz e compreensão entre os homens.

Multidão percorre as ruas da capital na festa do Círio de Nazaré Foto: Marcos Vicentti/Secom

Como tradicionalmente acontece em outros estados da região Norte, a imagem de Virgem Maria chegou à Gameleira de barco, por volta das 18 horas.

Andor com a imagem da Virgem Maria percorre as ruas de Rio Branco em procissão; demonstração de fé pela comunidade católica neste domingo Foto: Marcos Vicentti/Secom

Centenas de fieis iniciaram então uma concentração no espaço, onde um ato ecumênico precedeu a procissão. Muitos acompanharam o cortejo com candelabros acesos, cujas velas deram um brilho todo especial à cerimônia.

Padres, diáconos, coroinhas e fieis de todas as paróquias de Rio Branco compareceram ao evento. No centro da procissão, um andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré emocionou os presentes pela beleza da ornamentação.

Governador Gladson Cameli recebe o carinho de peregrina, nas comemorações do Círio de Nazaré em Rio Branco Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para o governador Gladson Cameli, o Círio de Nazaré é uma das manifestações mais lindas da Igreja Católica, um momento de fé e esperança por um mundo melhor. “Trata-se de uma celebração de muito respeito e reverência à Virgem Maria, um momento único de unidade, fé e esperança por dias melhores e por um mundo melhor”, ressaltou. Cameli foi abraçado por dezenas de peregrinos, sobretudo idosos e crianças que expressaram o seu carinho pelo chefe do Executivo acreano.

Governador Gladson Cameli cumprimenta fieis no Círio de Nazaré, em Rio Branco Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na opinião do aposentado Raimundo Nontato da Silva, 70, da Paróquia Cristo Libertador, caminhar com a Virgem Maria revigora as energias e dá mais ânimo para seguir a vida.

“Me sinto muito bem, todos os anos que venho, porque essa é uma forma também de agradecermos a Deus, por meio da Virgem Maria, pela graça da existência”, afirmou o fiel.

Governador Gladson Cameli com secretários de estado participa da missa na Gameleira, após a chegada pelo rio da imagem da Virgem Maria Foto: Marcos Vicentti/Secom

Confira mais fotos do Círio de Nazaré