Governador inicia entrega de unidades de engorda e suínos no Alto Acre

O programa de suinocultura do Acre avança mais uma etapa com o governador Tião Viana e o secretário de Produção, Lourival Marques entregando unidades de engorda e suínos tipo light para produtores da região do Alto Acre. O ato que marcou o início desta etapa foi realizado na comunidade São José, no ramal Piçarreira, onde atua a Associação de Produtores Chico Mendes, em Epitaciolândia.

Galpões de engorda consolidam a cadeia produtiva da suinocultura (Diego Gurgel/Secom)
Galpões de engorda consolidam a cadeia produtiva da suinocultura (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Nesta localidade, de acordo com o governador, o projeto estratégico para a economia rural e para a industrialização, com alta tecnologia, está se consolidando. “Estamos consolidando um grande passo para o futuro da suinocultura. Estamos colocando milhares de suínos em galpões de engorda. Já temos milhares produzidos pela unidade de produção de leitões, nos preparando para o futuro que é a exportação”, declarou.

Lourival Marques destaca que neste sábado foram entregues galpões de engorda de suínos de 40 quilos, que daqui 120 dias sairão das unidades de engorda com aproximadamente 150 quilos. “É uma atividade nova no estado, mas sabemos que por meio da instalação do frigorífico vamos ter um ciclo que permitirá a produção e exportação”, observou.

"A cada 90 dias vamos tirar um lucro compensativo pelo trabalho”, diz Pirão (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“A cada 90 dias vamos tirar um lucro compensativo pelo trabalho”, diz Pirão (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo o secretário de Produção, os galpões de engorda dispõem de estrutura metálica simples, instalações totalmente automatizadas e com capacidade de alojamento de até 300 animais. “Os investimentos, somente no setor de engorda, feitos pelo governo chegam a R$ 10,5 milhões, sem contar com os investimentos feitos pelos produtores rurais que acrescentam ao montante outros R$ 2,5 milhões. Iniciamos aqui no Alto Acre, mas podemos ampliar o programa para outras regiões”, comentou Marques.

Uma nova oportunidade de renda

O produtor rural Eriberto Ferreira, conhecido como Pirão, é um dos beneficiados pela ação do programa de suinocultura. Ele mostrou ao governador Tião Viana e ao senador Jorge Viana com orgulho o seu galpão de engorda que já conta com os primeiros leitões de 40 quilos.

“Esse investimento do governo do Estado é muito bacana. De agora em diante a nossa vida vai mudar para melhor, sabe? Antes a gente não tinha esse apoio e esse investimento, mas agora eu sei que vamos melhorar muito porque a cada 90 dias vamos tirar um lucro compensativo pelo trabalho”, disse Pirão.

Estimulando a produção com a valorização e tecnologia

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, participou do ato na comunidade São João acompanhado pela deputada federal, Perpétua Almeida e Sibá Machado e os parlamentares estaduais Astério Moreira e Manoel Moraes.

Durante seu discurso lembrou aos produtores que Tião Viana e ele têm raízes na região do Alto Acre, por onde passou uma parte da história de sua família. “Foi aqui que passamos uma parte da nossa infância e hoje, vemos aqui a semeadura de uma oportunidade de trabalho para as famílias. Essa região tem uma força muito grande”, frisou o senador.

Paulo Santoyo, proprietário da empresa Dom Porquito, que atua na produção de carne suína de alta qualidade aliada à tecnologia na reprodução e criação, ressaltou que o governo de Tião Viana está mudando a vida de famílias de produtores rurais porque seus projetos de economia não levam o benefício pronto. “Tião e sua equipe trazem a ferramenta, não a politicagem e isso permite que o produtor tenha conhecimento e possa se manter trabalhando”, concluiu o empresário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter