Governador diz em entrevista que ações são intensas nos municípios

Governador garantiu apoio efetivo às cidades atingidas pelas cheias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador garantiu apoio efetivo às cidades atingidas pelas cheias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana contou em entrevista à filiada da rádio Central Brasileira de Notícias (CBN) em Rio Branco, nesta segunda-feira, 23, que o governo está unindo esforços e promovendo ações intensas para garantir apoio efetivo à população das cidades do Alto Acre, Rio Branco e Tarauacá, atingidas pelo transbordamento dos rios.

Após percorrer os municípios do Alto Acre no domingo, 22, o governador iniciou medidas para atender a população afetada daquela região. Em Brasileia, foi decretado estado de calamidade e dez secretarias de governo atuam na assistência aos municípios.

“Brasileia está com 70% dos bairros submersos, e ainda há previsão de mais chuvas para os próximos dias”, disse o governador. Ele contou ainda que a empresa de energia elétrica avalia que se a água subir mais 30 centímetros poderá ocorrer interrupção de energia para a região. “Em razão disso já existe um planejamento para realizar o deslocamento de pacientes do hospital da cidade para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] de Rio Branco”, explicou Tião Viana.

Na capital acreana, o Rio Acre também já atingiu a cota de transbordamento. Em agenda realizada com a prefeitura, o governador salientou que todas as medidas estão sendo tomadas em conjunto com o município. A entrega de casas na Cidade do Povo foi o diferencial para que o rio com 14,54 metros tenha desalojado apenas sete famílias, número bastante inferior aos anos anteriores.

Tiao Viana concluiu a entrevista destacando que outra preocupação do governo é a elevação das águas do Rio Madeira, na região da Velha Mutum. O rio apresenta entre 30 e 50 centímetros de oscilação para atingir a BR-364. O governo mantém os esforços  em conjunto com o governo federal e todo o planejamento das ações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter