Governador decreta 2014 como o “Ano da Ciência e Tecnologia no Acre”

No Ano da Ciência e Tecnologia no Acre instituições se unem para colocar o tema em evidência (Foto: Diego Gurgel/Secom)
No Ano da Ciência e Tecnologia no Acre instituições se unem para colocar o tema em evidência (Foto: Diego Gurgel/Secom)

No ano em que o Acre sediará a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o governador Tião Viana toma a decisão de instituir 2014 como o “Ano da Ciência e Tecnologia”, por meio do Decreto Governamental N° 6.951, assinado na tarde desta sexta-feira, 31, na Casa Civil.

“O evento nos presenteará com a vinda de milhares de pessoas do mundo para um encontro de conhecimento, de respeito e reverência para a ciência e nós vamos ter que fazer a melhor acolhida possível. A grande marca do povo do Acre é a hospitalidade. Esse encontro será uma celebração para nós”, comentou o governador Tião Viana.

Participaram do ato de assinatura o representante da SBPC, Aldo Malavasi; o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kimpara e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcelo Minghelli e o diretor-presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia do Acre (Funtac), Luís Augusto Mesquita e a chefe da Casa Civil em exercício, Nazareth Araújo Lambert.

Decreto é assinado no ano que o estado receberá evento da SBPC (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Decreto é assinado no ano que o estado receberá evento da SBPC (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Por meio do documento fica declarado que as atividades a serem desenvolvidas durante o exercício de 2014, visando à concretização do Ano da Ciência e Tecnologia no Estado, serão coordenadas pela Sect, Funtac e Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) contando com o apoio das demais secretarias e autarquias do Estado.

“Tenho certeza que essa reunião da SBPC no Acre vai ficar na história da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, afirmou Aldo Malavasi.

O secretário Marcelo Minghelli ressaltou que a assinatura do decreto faz com que haja um despertar para a importância da ciência e tecnologia nas políticas públicas. “Portanto, fazer com que a ciência seja de interesse do jovem acreano é fundamental para o bom desempenho do estado”, completou.

Minoru Kimpara revelou que os acadêmicos e docentes da Ufac, local que vai sediar a reunião anual, estão ansiosos à medida que se aproxima a data do evento. Segundo ele, a universidade está preparada para fazer um evento de qualidade. “Durante uma semana teremos os olhos da comunidade científica voltados para a nossa universidade. Mas, sabemos que essa parceria entre governo e Ufac sempre rende bons frutos”, finalizou. A reunião da SBPC será realizada em julho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter