Investimentos

Governador assegura apoio para fortalecimento das ações do Ciopaer

Somente na gestão Gladson Cameli, duas novas aeronaves chegaram para reforçar frota do Centro Integrado de Operações Aéreas e ampliar missões de Saúde e Segurança Pública em todo o estado

Durante visita ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) nesta quinta-feira, 17, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, enalteceu o trabalho exercido por seus profissionais no atendimento a população que vive em regiões longínquas e no constante enfrentamento aos mais diversos crimes.

Cameli afirmou que não medirá esforços para que a atuação do Ciopaer seja ampliada em todo o estado. O gestor lembrou que o apoio aéreo será fundamental para ajudar no monitoramento e fiscalização do recém-criado Grupo Especializado em Fronteira (Gefron). Em menos de 24 horas, os agentes conseguiram apreender medicamentos veterinários ilegais, carvão clandestino, cigarro contrabandeado e cocaína.

Governador Gladson Cameli durante visita ao Ciopaer Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Viemos reforçar o nosso compromisso com estes guerreiros que estão se dedicando a proteger nossas famílias acreanas e, também, pelo início das atividades do Grupamento Especializado em Fronteira, que é mais um compromisso firmado com a população e que estamos cumprindo. O Ciopaer tem a missão importantíssima de atuar em todo o estado resgatando pacientes em locais de difícil acesso e combater os mais diversos crimes nas nossas fronteiras, como o tráfico de drogas e armas. Tenham a certeza que farei de tudo para fortalecer e dar as condições necessárias para que este trabalho seja desempenhado com excelência”, pontuou o governador.

Somente em 2019, a frota do Ciopaer triplicou. O empenho do governador Gladson Cameli foi essencial para a aquisição de um avião modelo Sêneca III, doado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e de um helicóptero modelo AS 350 B2 (Esquilo), cedido pela Justiça Federal em São Paulo. Este último está sendo utilizado, exclusivamente, para missões de Segurança Pública.

Harpia 03, mais nova aeronave a integrar a frota do Ciopaer Foto: Marcos Vicentti/Secom

“O Ciopaer era uma força que estava praticamente esquecida e com nem uma aeronave operando no início desta gestão. Agora, em um período de dez meses, nós já temos três aeronaves em pleno funcionamento. São conquistas importantes que demonstram o compromisso do governo Gladson Cameli com a Segurança Pública e, principalmente, o olhar diferenciado diante das nossas condições geográficas que exige o apoio aéreo para as operações terrestres”, frisou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos.

Para o comandante do Centro Integrado de Operações Aéreas, Cleiton Almeida, a visita do governador demonstra seu compromisso em ampliar a frota aérea estatal, assegurando mais estrutura para que as forças policiais atuem na proteção da sociedade acreana.

Comandante do Ciopaer, Cleiton Almeida, fez uma homenagem ao governador Gladson Cameli Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Para nós, esta visita em nossa unidade é motivo de honra porque em dez meses, o governador tem dado demonstrações claras do esforço e apoio a aviação com a chegada de mais duas aeronaves conquistadas sem investimentos do Estado. Isso renova o compromisso que o governador tem com a população de apoiar as forças de Segurança Pública e de investir cada vez mais no combate à criminalidade”, destacou.

O Ciopaer

Com objetivo de modernizar as atividades operacionais da Segurança Pública, o Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer) foi criado em setembro de 2009. Nos últimos dez anos foram realizadas mais de 300 missões perfeitamente cumpridas, sem quaisquer registros de incidentes e inúmeras participações em atividades policiais de cunho preventivo e ostensivo.

Atualmente com uma equipe técnica de 18 homens compostos por pilotos, copilotos, mecânicos e tripulantes armados, todos integrantes das forças de segurança do Estado, o Centro Integrado de Operações Aéreas começou os trabalhos utilizando-se apenas de um helicóptero, adquirido com recursos da União, o chamado Harpia 01. Em 2019, a frota foi ampliada com a chegada do avião modelo Sêneca III, o Harpia 02, e do helicóptero modelo AS 350 B2 (Esquilo), o Harpia 03.