Governador aprova Plano de Segurança Pública

Metas incluem redução nos índices de homicídio, combate ao tráfico de drogas e aumento da sensação de segurança

plano_de_seguranca_foto_sergio_vale_3.jpg
plano_de_seguranca_foto_sergio_vale_7.jpg
plano_de_seguranca_foto_sergio_vale_11.jpg

A cúpula da Segurança se reuniu para apresentar ao governador o plano e sua forma de elaboração (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Um plano consistente, integrado e com forte uso de estratégias de inteligência. O Plano de Metas do Sistema Integrado de Segurança Pública foi aprovado na manhã desta segunda-feira, 28, pelo governador Tião Viana. Entre as principais metas está a redução no número de homicídios, combate ao tráfico de drogas, acidentes de trânsito e aumento da sensação de segurança.

A cúpula da Segurança se reuniu para apresentar ao governador o plano e sua forma de elaboração, que considerou os apontamentos feitos pela sociedade durante as oficinas do plano de governo, informações dadas pelo sistema de segurança e direcionamentos da equipe de inteligência. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Gabinete Civil, Articulação Institucional, Detran, Iapen e Secretaria de Direitos Humanos.

Segundo o secretário adjunto de Segurança, Ermício Sena, todos os municípios foram ouvidos e tiveram suas condições operacionais verificadas. Cada um tem metas específicas a cumprir. O plano foi elaborado a pedido do governador Tião Viana e ficaram definidas inclusive premiações individuais para profissionais da segurança que cumprirem as metas, uma política que se mostra presente na gestão de Viana. “Esse plano foi elaborado também com um resgate das políticas de segurança dos governos do Jorge Viana e do Binho Marques”, acrescentou.

O plano contém 31 metas operacionais focadas em causas e fatores, e são de repressão e prevenção social.  Todas as operações são integradas entre a PM e Polícia Civil, e outras secretarias de Estado ou prefeituras, de acordo com cada operação.

“Temos uma equipe altamente preparada para enfrentar este desafio. Este plano contempla todas as áreas e o que quero pedir são resultados. Ele está no caminho certo, bem construído, estruturado. Precisamos atacar o grande amigo da violência, que é a droga e quero pedir este destaque a este problema, que é causa da violência. Temos as melhores oportunidades de alcançar melhores resultados porque os governos do Jorge e do Binho preparam tudo. Agora é buscar resultados e vou acompanhar a execução deste plano de perto”, disse o governador Tião Viana, que pediu também maior controle na entrada e saída do Estado através do posto da Tucandeira e nos postos de fronteira.

Redução no número de homicídios de janeiro a março

De janeiro a março (até o dia 24) foram registrados 21 homicídios no estado, 56% a menos que no mesmo período do ano passado. “Por isso a expectativa é de que a gente consiga ultrapassar a meta dos 7% ao ano”, disse Antônia Beth, diretora de gestão estratégica da Secretaria de Segurança. Dentro do plano, a meta anual de redução de homicídios é de 7%, o que significa 14 casos a menos.

“Pode parecer pouco, mas a série histórica mostra que esse índice é crescente a cada ano e nunca houve uma redução. Se conseguirmos atingir a redução de 7% é como se voltássemos para o mesmo índice de 2006, quando a população era menor, a complexidade dos crimes também, com menos pulverização de drogas, menos armas de fogo em circulação”, explicou a diretora.

“A Secretaria de Segurança está coordenando os resultados através desse plano de metas, trabalhando de forma integrada, planejada, continuada e participativa. Dessa forma acreditamos que vamos atingir os resultados esperados e oferecer uma maior sensação de segurança para a sociedade”, complementou o secretário de Segurança, Renir Graebner.