Gladson solicita ao Ministério da Saúde empréstimo de equipamentos que estão sem uso

O governador Gladson Cameli solicitou nesta quarta-feira, 27, ao Ministério da Saúde, autorização para usar os aparelhos adquiridos para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) em outras unidades de saúde até que a obra do Into seja concluída. O governador estava acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Alysson Bestene, do representante do Estado em Brasília, Ricardo França, e do Procurador-Geral do Estado em Brasília, Armando Melo.

A reunião foi agendada pela senadora Mailza Gomes, que está empenhada junto com o governo, para que as ações de saúde no Estado voltem à normalidade e a população possa ser atendida com a dignidade que merece.

“Os equipamentos para o Into foram comprados em 2014 e a construção do prédio não foi finalizada. Dessa forma esses equipamentos não podem continuar sem uso. A saúde necessita de atenção especial. É isso que estamos procurando fazer. Agir com celeridade”, comentou o governador. Entre os equipamentos estão mesa cirúrgica, foco cirúrgico, arco cirúrgico, densitometria óssea, autoclaves, aparelho de anestesia, ventiladores, monitores multiparâmetros, aparelho de raio X portátil e ultrassom portátil.

Alysson Bestene disse à secretária substituta da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Neuza da Silveira Bernardo, que os equipamentos poderão ser utilizados no Hospital de Urgência e Emergência – Huerb, na Fundação Hospitalar do Acre – Fundhacre e no Sistema Assistencial da Saúde da Mulher e da Criança – Sasmc. Essas unidades de saúde, estão com deficiência de equipamentos, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva -UTI.

A secretária do Ministério da Saúde, ficou de levar o pedido ao conhecimento do Secretário de Atenção à Saúde, para que um parecer seja dado o mais rápido possível, no sentido de que os aparelhos não continuem em um depósito, enquanto a população sofre sem o atendimento devido.

Foto: David Casseb/Secom)

Regulação, Controle e Avaliação

O secretário Alysson Bestene solicitou também à secretária do Ministério da Saúde que sejam realizados treinamentos com servidores do Estado, para que os dados de regulação, controle e avaliação, sejam colocados diretamente na rede do Ministério da Saúde. “Essa transparência nas ações da Secretaria de Saúde com o ministério possibilitará que todas as ações de apoio federal sejam agilizadas, ganhando, com isso, o Estado do Acre e sua população”, comentou Bestene.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter