Apoio aos estados

Gladson Cameli trata de desenvolvimento sustentável com ministro do Meio Ambiente

O governador Gladson Cameli participou, nesta quarta-feira, 20, de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, juntamente com outros governadores da Amazônia Legal.

O encontro, realizado a convite do ministro, teve por objetivo apresentar as estratégias do governo para a Amazônia e definir uma agenda conjunta para o desenvolvimento sustentável da região e combate ao desmatamento e às queimadas, com inclusão econômica e social das populações locais.

Gladson Cameli participou de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e outros governadores da Amazônia Legal Foto: Cedida

A agenda definida entre Ricardo Salles e os governadores da região inclui os seguintes pontos: regularização fundiária, zoneamento agroecológico, monetização da preservação, como créditos de carbono e incentivo à bioeconomia com o aproveitamento “sustentável e responsável” dos recursos da Amazônia. A ideia, explicou ele, é desonerar produtos da região.

O ministro anunciou, entre as medidas concretas, apoio técnico e financeiro para os estados, como o envio de equipes do ministério para contribuir com os estados em ações como o levantamento das potencialidades locais. Eles também debateram a partilha, entre os estados da região, do Fundo Petrobras destinado ao ministério para ações como combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia.

Conforme o governador Gladson Cameli, o governo está determinado em promover o desenvolvimento econômico e social do Estado aliado à preservação ambiental, incluindo levantamento sobre as potencialidades da região, mas precisa do apoio federal neste sentido.

“É com união em torno desse objetivo que conseguiremos melhorar a vida das milhares de pessoas que vivem na Amazônia e garantir a preservação florestal”, explicou.