Gladson Cameli assina lei que cria o Instituto de Gestão de Saúde do Acre

Mais que uma promessa, foi uma garantia que se houvesse uma solução efetiva para resolver a situação dos servidores do Pró-Saúde –, imbróglio que se arrastava desde a gestão passada, o governador Gladson Cameli o faria. A palavra do chefe do executivo foi cumprida na manhã desta segunda-feira, 16, durante a entrega oficial do hospital de campanha de Rio Branco, com a assinatura da lei que oficializa a criação do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac), em substituição ao Pró-Saúde.

Assinatura da lei que cria o novo instituto, em substituição ao Pró-Saúde foi o primeiro ato do governador Gladson Cameli durante solenidade. Foto Pedro Devani/Secom.

Para o governador, neste momento de maior desafio para a saúde pública, diante da pandemia pelo novo coronavírus, garantir a permanência de mais de mil profissionais em seus postos de trabalho, que passarão a integrar o Igesac, reflete no compromisso e dedicação do governo do estado com a população acreana e com os profissionais que estão na linha de frente das ações de enfrentamento e combate à Covid-19.

“Nosso governo também busca cuidar daqueles que se dedicam a cuidar e salvar vidas. Valorizando e reconhecendo a importância que tem os profissionais da nossa saúde Hoje, além da inauguração desse hospital, teremos a honra de oficializar a criação do Instituto de Gestão de Saúde do Acre. Quero aqui agradecer a Aleac, todos os deputados estaduais, não apenas por isso, mas por todos os projetos que encaminhamos, pois eu precisava cumprir e assegurar o trabalhador do Pró-Saúde, de que ele não iria mais dormir com a dúvida se ia ser demitido ou não. E aqui, cabe a mim, depois de tranquilizá-los com a criação do novo instituto, tentar melhorar as condições dos nossos servidores. Isso pra mim é um reconhecimento do nosso compromisso e dever com os profissionais da saúde”, discursa Cameli.

Instituto de Gestão de Saúde do Acre traz mudanças pontuais em benefício aos servidores e, principalmente, aos cidadãos que utilizam os serviços de saúde pública do Acre Foto: Pedro Devani/Secom.

A solenidade de inauguração do Hospital de Campanha de Rio Branco, com abertura do atendimento ambulatorial de pacientes com Covid-19, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), contou com a presença de várias autoridades locais e do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, que a convite do governador Gladson Cameli, veio ao Acre exclusivamente para participar da inauguração do hospital –, uma oportunidade para fortalecer ainda mais, junto ao governo federal, o apoio às ações de enfretamento da doença no estado.

“Tenho que agradecer a agilidade e o compromisso do ministério da Saúde no atendimento aos pleitos que temos feito pelo nosso estado. Essa visita do ministro será muito importante ainda para que ele veja e conheça a nossa real situação e tenho certeza que isso fará com que o governo federal nos ajude ainda mais no enfrentamento do coronavírus”, afirmou Cameli.

Secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, afirma que a criação do Instituto dará melhores condições de trabalho os profissionais que hoje compõem o Pró-Saúde Foto: Pedro Devani/Secom.

O Instituto de Gestão de Saúde do Acre traz mudanças pontuais em benefício aos servidores e, principalmente, aos cidadãos que utilizam os serviços de saúde pública do Acre. A alteração na lei traz ajustes importantes para garantir direitos aos servidores que farão parte do Igesac, Inclusive, antes da aprovação do instituto, foram realizadas audiências públicas com sindicatos e representações ligadas ao sistema de saúde do Estado.

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, afirma que a criação do Instituto dará melhores condições de trabalho os profissionais que hoje compõem o Pró-Saúde e que passarão a integrar o Igesac. “Um dos benefícios é a melhoria da qualidade no número de atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde”, pontua o secretário.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter