Saúde

Gladson anuncia investimentos durante inauguração da UBS fluvial de Rodrigues Alves

Durante a entrega oficial da Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial, ocorrida neste sábado, 8, em Rodrigues Alves, o governador Gladson Cameli, anunciou para os moradores locais os investimentos que fará na região, dentre eles a pavimentação da rodovia AC-40, que liga os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

“A última vez que essa estrada foi arrumada, meu tio Orlei Cameli era governador e agora eu, o sobrinho, vou fazer novamente”, destaca o governador.

Governador Gladson Cameli, durante visita ao município de Rodrigues Alves Foto: Diego Gurgel/Secom

Ansiosos pela chegada de Gladson Cameli, a população de Rodrigues Alves, se reuniu à beira do barranco que dá acesso à UBS fluvial. Os moradores da cidade e ribeirinhos se reuniram na cerimônia de entrega da Unidade de Saúde e a cada declaração do governador os olhos cansados de muitos moradores se enchiam de esperança e admiração pelo gestor, que sem meias palavras e rodeios falou dos seus projetos para a região e principalmente para garantir melhores condições de vida para a população.

“Vamos investir, arrumar os ramais a estrada e fazer um serviço bem feito. O verão vai chegar e vamos começar as obras, comprar equipamentos como tratores, para ajudar a população de zona rural”, enfatiza Gladson Cameli.

Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial ocorreu neste sábado Foto: Diego Gurgel/Secom

“Aqui em Rodrigues Alves sabemos que 70% da população é de zona rural e temos os rios io Juruá e Paraná dos Mouras. Vamos partir daqui terça-feira para atender a população e ao invés deles terem que vir para a cidade nós vamos até eles, gerando economia e menos desgaste aos moradores. Esse é um projeto firmado com o então senador Gladson e que agora se concretiza”, ressalta o prefeito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia.

Estiveram na solenidade, a coordenadora da Regional de Saúde, Raquel Batista, o secretário municipal de Saúde, Júlio Martins, e o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Francisco de Souza.

UBS fluvial

A Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial de Rodrigues Alves é fruto de uma emenda parlamentar extraorçamentária, do então senador, atual governador do Estado, Gladson Cameli, que destinou o montante de 1 milhão e 889 mil reais, alocada junto ao Ministério da Saúde. Somando os investimentos para aquisição de equipamentos, insumos e medicamentos o valor de investimento ultrapassa os 2 milhões de reais.

UBS fluvial entregue por Gladson dispõe de camarotes individuais e coletivos, recepção, sala de imunização, farmácia, sala de coleta, de procedimentos e esterilização Foto: Diego Gurgel

“A importância dessa entrega é facilitar a vida das pessoas, da população ribeirinha, daquela família que mora em regiões mais distantes, não só aqui mas também em vários outros municípios como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e outros também. Conseguimos essas balsas para atender a população”, destaca o governador.

A embarcação recebeu o nome de Terezinha Lopes, uma ilustre moradora do município que a prefeitura decidiu homenagear.

A UBS fluvial tem capacidade de transportar a bordo até 20 profissionais, entre tripulantes e técnicos, e até 28 passageiros, sendo pacientes e acompanhantes. Na próxima terça-feira, 11, a UBS fará os primeiros atendimentos médicos e odontológicos para a população ribeirinha da região. Além das consultas serão disponibilizados à população exames e medicamentos que compõem o atendimento básico de saúde, com uma equipe multidisciplinar na embarcação.

A unidade dispõe de camarotes individuais e coletivos, recepção, sala de imunização, farmácia, sala de coleta, de procedimentos e esterilização. Além de, roupeiro, lavanderia, sala multiuso, consultório médico e odontológico, sala de triagem e de reunião, copa, refeitório e banheiros, para atender às necessidades dos tripulantes.