Gestores participam de treinamento sobre relacionamento com a imprensa

Pela segunda vez, gestores do governo do Acre participaram de curso de media training para discussão e aprimoramento do relacionamento profissional com a imprensa. O workshop foi promovido pelo jornalista e editor digital do Jornal Extra (RJ) Fábio Gusmão, nos dias 7 e 8 de junho, nos auditórios do Acreprevidência e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O objetivo central do curso é orientar os gestores que lidam constantemente com a imprensa, quanto ao uso da linguagem clara e acessível, além da postura e relacionamento direto com os meios de comunicação. Outros temas como tempo de entrevista, objetividade, clareza de conteúdo e condução eficaz da entrevista concedida também foram abordados e desenvolvidos nos dois dias de treinamento.

Não é a primeira vez que a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) realiza qualificações com foco no relacionamento com a imprensa. Recentemente, inclusive, foi promovido um media training com os alunos-oficiais convocados do concurso público e que estão em formação na Academia da Polícia Militar.

Workshop visa estreitar a relação do gestor público com o importante papel que a imprensa tem na divulgação do trabalho da gestão pública (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Esse workshop tem o objetivo de estreitar a relação do gestor público com esse importante papel que a imprensa tem no trabalho da gestão pública, pois esta, de certa forma, é quem ajuda a fazer essa prestação de contas com a sociedade. O workshop tem a função de ampliar a visão do gestor em relação a esse trabalho e prepara-los da melhor forma para prestar essa informação”, destacou a secretária de Comunicação, Andréa Zílio.

Fábio Gusmão reiterou que o treinamento é importante, pois auxilia os gestores a apresentarem a visão de governo e a prestarem contas das ações executadas junto à população, a partir do uso e conhecimento de ferramentas que tornem isto mais fácil.

“O media training nada mais é do que você dar elementos e mostrar para esses administradores públicos que não se trata apenas de um relacionamento com a imprensa, mas sim de avançar em técnicas para que se relacionem melhor com a imprensa e se comuniquem da melhor maneira com seu cliente, no caso as pessoas”, pontuou.

Se comunicando melhor com a população

A vice-governadora Nazareth Araújo, participou da atividade e destacou a importância da capacitação para o gestor público. “Quando você se comunica melhor, a pessoa lá na ponta consegue entender a intenção do governo, na maneira como a ação está sendo executada. E é muito importante que a execução dessas ações fique clara na fala do gestor”, disse.

“Quando você se comunica melhor, a pessoa lá na ponta consegue entender a intenção do governo, na maneira como a ação está sendo executada”, Nazareth Araújo (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Para o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, esse tipo de treinamento é muito importante para a relação não só com a imprensa, mas também com a sociedade.

“Um jornalista quando nos busca, está procurando a informação de que a sociedade precisa saber. Então é fundamental que a gente busque saber como levar isso para a população da melhor maneira possível”, afirmou o gestor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter