Gestores do Alto Acre elogiam qualidade da merenda servida pelo governo

A qualidade da merenda escolar tem sido apontada por diversos gestores e coordenadores das escolas do Alto Acre como um dos fatores para garantir uma excelente qualidade de ensino aos alunos. Esta semana, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizou mais uma entrega de produtos perecíveis nas escolas do interior do Estado.

Entrega regular da merenda garante a qualidade do ensino.
Foto: Mardilson Gomes

Nesta remessa foram contempladas quatro escolas de Brasileia (Getúlio Vargas, Kairala José Kairala, Odilon Pratagi, Fontenelle de Castro) e uma de Assis Brasil (Iris Célia Cabanellas Zannini), todas parte da rota 15, definida pela Coordenação de Merenda Escolar da SEE.

De acordo com o coordenador de Alimentação Escolar, Samuel Lira, essa entrega de perecíveis é realizada, nessas escolas, de 15 em 15 dias. Entre os produtos constam legumes os mais diversos, carne, frango e ovos, que fazem parte do cardápio oferecido e elaborado por nutricionistas da SEE.

“Estamos acompanhando a entrega dos perecíveis e a merenda vem apresentando resultados bastante satisfatórios para os alunos e para as próprias gestões, já que a nossa preocupação é atender cada vez melhor as nossas crianças e a SEE tem honrado o compromisso com todas as escolas”, afirmou.

Qualidade da merenda é acompanhada por nutricionista da SEE.
Foto: Mardilson Gomes

Na Escola Getúlio Vargas (Fundamental I), que obteve em 2017 a maior nota do IDEB, a coordenadora de ensino, professora Paula Tabosa, faz questão de enfatizar que a merenda é um item extremamente importante do processo de ensino. “Uma criança bem alimentada tem um maior rendimento”, disse.

Em Assis Brasil, a única escola urbana, a Iris Célia Zaninni, oferece todos os níveis de ensino, desde o Fundamental I e II, passando pelo Médio até a EJA. O gestor é o professor Elisson Araújo, que além de elogiar a qualidade da merenda, também faz questão dizer que não tem faltado nada. “Temos tido uma boa assistência da SEE e estamos recebendo normalmente”, afirmou.

Em Assis Brasil, entrega foi realizada na Escola Iris Célia Zaninni.
Foto: Mardilson Gomes.

Melhorou muito

Uma das escolas atendidas pela rota 15 é a Kairala José Kairala (ensino integral). A professora Ivana Cristina Ferreira, responsável pela gestão, faz questão de dizer que a qualidade da merenda, este ano, melhorou muito. “Hoje é fácil ver a felicidade dos alunos na hora do almoço”.

Ivana faz questão de dizer que o governo do Acre, por meio da SEE, realiza de maneira regular a entrega dos produtos. “Os alunos fazem três refeições aqui na escola e estamos recebendo tudo semanalmente, todos produtos de qualidade, com um cardápio variado e balanceado”, destacou.

Governo garante a entrega de merenda em todas as escolas acreanas.
Foto: Mardilson Gomes

Ela conta que os próprios alunos fazem questão de elogiar a merenda e o almoço servidos na escola. “Dizem sempre que o almoço estava bom, que estava maravilhoso, fazem questão de agradecer as tias (como eles as chamam) da cantina, então a gente só tem a agradecer”.

Até o ano passado, relata que a escola enfrentava alguns problemas, inclusive relacionados a quantidades insuficientes para servir aos alunos. Além disso, a diversidade de produtos não era tão grande como a escola recebe atualmente da SEE. “Em conversas que realizamos com os pais eles dizem que os filhos, agora, elogiam muito a merenda da nossa escola”, disse.

“Esses dias fizemos uma avaliação com os alunos e um dos pontos positivos apontados por eles foi justamente a alimentação escolar, que segundo eles é uma alimentação saudável e como eles mesmo disseram, são coisas que eles não tem em casa, então isso para a gente é muito gratificante”, afirmou a gestora.

A professora Dhene Silva, de espanhol, reforça o pensamento da gestora escolar. Segundo ela, a comida servida é excelente e melhorou muito “do ano passado para cá”. “Tivemos alguns dias sem merenda, que aliás esse ano melhorou 100%”, explicou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter