Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise é implantado no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Segurança Pública, cria o Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise (GIGC). O mecanismo visa implementar um regime de cooperação entre as Polícias Militar e Civil, Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo (ISE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para gerência de situações extremas.

O GIGC terá autonomia para lidar com diligências em situações de motins em presídios, roubos com reféns, sequestros, ocupação ilegal de terras ou conflitos fundiários, bloqueio de estradas, enchentes, acidentes que envolvam transporte aéreo, rodoviário e fluvial, grandes incêndios, entre outros desastres naturais e tecnológicos.

“Esse gabinete trabalhará com situação não rotineira, que se manifeste repentinamente e exige uma resposta especial e imediata, em razão de haver uma possibilidade de agravamento da situação, oferecendo riscos à vida e ao patrimônio”, explica o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

O GIGC será composto pelo secretário de Segurança Pública, que o presidirá, além de gestores da Polícia Civil, comandantes-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros, além dos diretores do Iapen, ISE e Detran.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter