Furepol estimula a legalidade de empresas

Trabalho conjunto e preventivo em bares e comércios locais. (Foto cedida)
Trabalho conjunto e preventivo em bares e comércios locais. (Foto cedida)

O Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol) realizou cerca de 50 operações de fiscalização, no ano de 2013. Diariamente, são realizados atendimentos para as emissões de licenças de segurança aos proprietários de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Assim, estimulando a legalidade nas empresas e microempresas no Acre.

O trabalho do departamento da Secretaria Estadual de Segurança (Sesp)  estimula ainda a formalização, uma vez que para emitir a licença é verificado o CNPJ das empresas, a categoria do estabelecimento e também o alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros. A irregularidade gera multa e até fechamento do ponto comercial.

As operações vistoriam bares, conveniências, distribuidoras e diversos comércios na capital e nos municípios, pois existem núcleos no interior do estado da Furepol. As ações são feitas conjuntamente com a Polícia Civil e Militar, que realizam consultas pessoais e apoiam na segurança da ação, evitando inclusive que os envolvidos e frequentantes se evadam do local fiscalizado.

O capitão da PM, Felipe Russo ressalta que muitos crimes estão ligados ao consumo de bebida alcoólica, como agressões e crimes de trânsito, por isso participam ainda nas operações o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Companhia de Trânsito. “O controle aos estabelecimentos comerciais é parte do trabalho preventivo realizado pela segurança no Estado, porque os comandos têm o mapeamento desses locais, podendo planejar melhor ações para a proteção do cidadão”.