24 de setembro

Funtac se prepara para comemorar 30 anos de avanços tecnológicos

Diversas linhas de produtos são desenvolvidas nos laboratórios da instituição (Foto: Arison Jardim/Secom)

Neste mês a Fundação Tecnológica do Acre (Funtac) completa três décadas de contribuição aos avanços no campo científico-tecnológico no estado. Mais que desenvolver projetos, a instituição tem o objetivo de despertar o interesse da sociedade para os assuntos voltados à ciência e à tecnologia. E é nesse sentido que para comemorar a data 24 de setembro, o órgão está preparando uma programação alusiva aos 30 anos, que deve envolver servidores e comunidade acadêmica.

Com políticas estratégicas de elaboração de pesquisas, sobretudo, com o envolvimento de comunidades extrativistas no tocante à utilização dos insumos florestais, a instituição avançou nos últimos anos em diversas frentes do trabalho de campo.

Na área tecnológica, a Funtac dispõe de laboratórios de solo, asfalto, cerâmica e concreto totalmente equipados. Além de dar suporte às ações de controle de serviços tecnológicos de obras civis públicas e privadas, o órgão realiza pesquisas na busca de materiais alternativos para a composição de camadas de pavimentos, que possam substituir a importação de material de outros estados, visando assegurar a qualidade das obras e a redução de custos.

No campo da pesquisa, destaca-se o trabalho realizado junto às comunidades extrativistas do Acre, viabilizando avanços de estudos e e manipulação de espécies vegetais no Laboratório de Produtos Naturais (LPN), onde também há serviços como a análise físico-química e microbiológica de água e alimentos à comunidade.

Essa relação custo-benefício tem se fortalecido a cada dia junto ao setor empresarial, uma vez que o órgão é habilitado para fornecer o laudo técnico do controle de qualidade de produtos.

 É a partir do trabalho realizado pelas centenas de profissionais da instituição, distribuídas em diversas áreas e setores, que o governo do Estado, por meio da fundação, pode repassar a transferência de tecnologias para o setor produtivo e industrial.