cadeia extrativista

Funtac realiza oficina sobre fitocosméticos no Ramal do Colibri

O governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), realizou, entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, no Ramal do Colibri, em Rio Branco, mais uma etapa da oficina de produção de fitocosméticos de higiene pessoal e de fitoterápicos.

Cerca de 20 participantes foram capacitadas por uma equipe técnica do Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais (LPN) da autarquia. As atividades contaram com o apoio de produtoras rurais da localidade e fazem parte das ações de fortalecimento da cadeia extrativista.

Moradoras do Ramal do Colibri receberam orientações sobre confecção de fitocosméticos e suas propriedades terapêuticas. Foto: Cedida

“Unimos os saberes teóricos e práticos entre os nossos técnicos e a comunidade e, assim, compartilhamos ensinamentos sobre a confecção de fitocosméticos e suas propriedades terapêuticas, a fabricação de sabão, sabonete natural e repelente”, destaca o diretor-presidente da Funtac, Tom Sérgio de Menezes.

Na oportunidade, as capacitadas também conheceram alguns procedimentos que os técnicos da Funtac utilizam para produzir álcool em gel, produto que ganhou bastante destaque neste período de pandemia da Covid-19.

Cerca de 20 participantes receberam as certificações da equipe do Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais da Funtac. Foto Cedida

“Essas oficinas serão realizadas em todos os municípios do Acre. pois contamos com o apoio da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, para capacitar mil produtoras rurais”, informa o gestor da Funtac.