Funtac ministra oficina sobre fitocosméticos para comunidade em Xapuri

A equipe do Laboratório de Produtos Naturais da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) realizou uma oficina de aprimoramento em Boas Práticas em Fitocosméticos de Higiene Pessoal para a comunidade do bairro Sibéria, em Xapuri, de 24 a 26 deste mês.

A ação faz parte das atividades propostas no Plano Operacional Anual (POA), do Programa Global REDD Early Moves REM ACRE FASE II, que visa o fortalecimento da cadeia de óleos no Estado do Acre.

A oficina foi ministrada nas instalações da Fábrica Saboaria Xapuri, unidade construída há pouco mais de cinco anos, com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

A Funtac já havia contribuído, anteriormente, com a estruturação da comunidade na transferência de conhecimento para produção de produtos fitocosméticos. Contudo, para atividade fazer a transição de artesanal a comercial, na busca de novos mercados, foi necessário o investimento na estruturação física, atendendo aos requisitos dos órgãos de fiscalização sanitária.

Este ano, a Funtac iniciou ações para resgate do trabalho da Associação dos Moradores do bairro Sibéria. Para isso, foram realizadas oficinas técnicas e o apoio na adequação das instalações físicas, além da garantia do estabelecimento da organização operacional da fábrica.

“Esta iniciativa é muito importante para a comunidade, que aprende novas técnicas e motiva os jovens que querem desenvolver alguma atividade produtiva na própria localidade”, disse Carmita Pereira de Sousa, do grupo de mulheres da Associação dos Moradores do Bairro Sibéria.

Essa perspectiva é confirmada pelo coordenador do Departamento de Projetos, Dixon Afonso, que considera esta retomada nas atividades laborais da comunidade na fabricação de produtos fitoterápicos importante para a sustentabilidade da cadeia produtiva de óleos da região, por meio da transferência de conhecimentos das técnicas de produção em atenção aos requisitos legais das normas sanitárias.

“O segundo passo dessa iniciativa será a continuidade nas ações de assessoria técnica para permitir o pleno funcionamento da Fábrica Saboaria Xapuri”, concluiu o coordenador.

A Associação dos Moradores do Bairro Sibéria foi criada em junho de 1990, com o objetivo de proporcionar uma nova fonte de renda para a comunidade local a partir da produção de fitoterápicos de higiene pessoal. Em 2006, o trabalho realizado pela associação foi reconhecido em nível nacional e regional, com a obtenção do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Inovação Social Regional, e o Prêmio Chico Mendes de Florestania, respectivamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter