Funtac anuncia intercâmbio de experiências com a SOS Amazônia

O termo de cooperação visa contribuir com a promoção do desenvolvimento regional (Foto: Larissa Costa)
Termo de cooperação visa contribuir com a promoção do desenvolvimento regional (Foto: Larissa Costa)

A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Associação SOS Amazônia nesta segunda-feira, 29, para intercâmbio de experiências nos campos técnico, científico, profissional e educacional, visando a realização de atividades nas áreas afins, além de cursos, eventos e capacitações de interesse comum.

A parceria tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de ações conjuntas de pesquisa e cooperativas. A exemplo do que será desenvolvido na área de produção de biodiesel com óleos residuais dos restaurantes de Rio Branco, o treinamento em boas práticas de extração e produção de óleos vegetais em comunidades extrativistas do Alto Juruá.

As equipes da Funtac e da SOS Amazônia, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), estão elaborando projeto de pesquisa e de incubação para operação de uma usina de biodiesel em Rio Branco. “A usina tem capacidade de produzir 20 mil litros de biodiesel por mês. O planejamento é de que, em seis meses, as conclusões da pesquisa conjunta resultem em uma proposta de operação e incubação do negócio de biodiesel para o Estado”, declara a diretora-presidente da Funtac, Dirlei Bersch.

Para Miguel Scarcello, secretário-geral da SOS Amazônia, a parceria com a Funtac é fundamental para o desenvolvimento dos projetos da instituição, como o trabalho realizado no Vale do Juruá com produtos não madeireiros diretamente conectados à usina de beneficiamento de murumuru, instalada em Rodrigues Alves. “A habilidade da Funtac é decisiva e coincide diretamente com as nossas finalidades institucionais, que é a questão da conservação do meio ambiente”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter