Fundhacre oferece fisioterapia para melhora clínica de pacientes

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), sediada em Rio Branco, busca prestar assistência médico-hospitalar  em todos os níveis de atenção à saúde. Com esse objetivo, os serviços assistenciais em cuidados e intervenções fisioterapêuticas contribuem para a melhora clínica dos pacientes.

Sessão de atividades fisioterapêuticas. Foto: Danna Anute

“O serviço de fisioterapia é importante, pois diminui o tempo de permanência nos leitos clínicos. Além disso, as atividades de reabilitação no núcleo hospitalar da Fundhacre são contínuas, com intervenções do serviço de homecare, que é o programa de atendimento domiciliar, direcionado aos pacientes que apresentam dificuldade de locomoção”, explica o presidente da Fundação, Argemiro Santos.

Na Fundhacre, desde o início da pandemia, em março de 2020 até janeiro de 2021, a fisioterapia contabilizou 17.418 atendimentos no núcleo hospitalar. Além da melhora física, a fisioterapia aplicada aos cuidados dos pacientes internados melhora a condição psicológica dos hospitalizados. E a equipe multidisciplinar da instituição ajuda no retorno mais breve às atividades física, diminuindo os inconvenientes no processo de recuperação da pessoa internada.

Atividade de rotina com o paciente José Messias. Foto: Danna Anute

O paciente José Messias foi operado após uma crise no pâncreas, quando também teve retirados nódulos do fígado, e depois de ter uma melhora clínica após a cirurgia no abdômen, ele foi transferido para a enfermaria.

Paciente faz do respirador mecânico. Foto: Danna Anute.

Antes, o paciente esteve na UTI e desde que saiu de lá é acompanhado pelos fisioterapeutas da Fundhacre, que têm realizado atividades de reabilitação funcional com o paciente, que teve complicação respiratória após o procedimento cirúrgico.

“O trabalho do fisioterapeuta é muito importante, e sei que o exercício físico é essencial para nossa saúde. Agradeço muito pela atenção do fisioterapeuta Bruno Leno”, disse José Messias.

Fisioterapeutas da Fundhacre atuam na reabilitação de pacientes da unidade. Foto: Danna Anute.

“A  fisioterapia é uma profissão nova, só foi regulamentada depois de 1969. Essa ciência da saúde é aplicada à prevenção, tratamento e recuperação dos sistemas do corpo e continua evoluindo, para promover a reabilitação dos pacientes” , relata o fisioterapeuta e preceptor educacional Carlos Alves.

Carlos Eduardo é preceptor, na Fundhacre, dos graduados do curso de Fisioterapia da Uninorte. Foto: Danna Anute

No ambiente hospitalar, a fraqueza muscular generalizada é um dos problemas que acometem cerca de 60% dos indivíduos internados. E é mediante a atuação do fisioterapeuta que essa situação muda, pois o tratamento e acompanhamento aos pacientes é capaz de reabilitar e aumentar as chances de alta médica.

“A fisioterapia atua em diversas áreas, como a respiração, ortopedia, neurologia, reumatologia e outras. No meio hospitalar são mais frequentes a reabilitação funcional e a massagem mediante a parada cardiorrespiratória”, afirma a fisioterapeuta Mariza Franco, que atua na área há 30 anos.

Reabilitação funcional de paciente internado na Fundhacre. Foto: Danna Anute

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter