saúde

Fundação Hospitalar do Acre já realizou 25 transplantes bem-sucedidos em 2019

Transplantes de fígado, rim e córnea colocam a Saúde do Acre em destaque na região Norte do país; Meta da Fundhacre é dar início aos transplantes de pâncreas; 

A Saúde do Acre avança na gestão Gladson Cameli. Somente em 2019, a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) já contabiliza 25 bem-sucedidos transplantes de fígado, rim e córnea. O último procedimento cirúrgico concluído na madrugada desta segunda-feira, 28, é um marco para o governo acreano.

Um homem de 49 anos, que estava na lista de espera há três meses, foi o paciente número 50 a receber um novo fígado desde que o transplante do órgão foi iniciado na Fundhacre, em 2014. O Acre continua sendo o único estado da região Norte do país a realizar este tipo de cirurgia, considerado de alta complexidade.

Fundhacre já realizou 25 transplantes bem-sucedidos este ano Foto: Odair Leal/Sesacre

“Esta cirurgia, em especial, é muito simbólica para nós. Este fígado veio de Goiânia transportado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira e marca o transplante número 50 que a Fundação Hospitalar faz com um empenho enorme dos profissionais e dos gestores que fazem um trabalho muito importante para que o órgão chegue até aqui”, afirmou a médica e coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Regiane Ferrari.

Fundhacre se prepara para iniciar transplantes de pâncreas

Cerca de 94% dos transplantados de fígado no estado sobreviveram ao procedimento, uma das mais altas taxas do país. A Fundação Hospitalar agora se prepara para a realização de transplante de pâncreas. A unidade já está habilitada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e aguarda a finalização dos trâmites legais.

Regiane Ferrari é a atual coordenadora da Central Estadual de Transplantes Foto: Diego Gurgel/Secom

“Todas as modalidades de transplante que realizamos são consideradas de alta complexidade pelo Ministério da Saúde. Isso quer dizer que nós temos equipes capacitadas, profissionais comprometidos, uma UTI com tudo que é preciso para a recuperação do paciente e um centro cirúrgico com todos os equipamentos necessários”, salientou a coordenadora.

Por causa da ingerência da gestão passada, os transplantes de fígado estavam paralisados desde outubro de 2018 por falta de pagamento.

Governador Gladson Cameli afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para melhorar a Saúde pública do Acre Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo Gladson Cameli, melhorar o atendimento na rede pública de Saúde é o principal desafio de seu governo. Sempre firme mediante o tema, o gestor disse que tem trabalhado incansavelmente para que a população tenha acesso a um serviço digno e de qualidade.

“A população nos escolheu porque acreditou na mudança em todos os aspectos e um deles diz respeito à saúde. Desde que assumimos o governo, temos feito de tudo para melhorar a rede estadual. Já compramos medicamentos, entregamos o novo Pronto-Socorro de Rio Branco, voltamos com os transplantes de fígados, que estavam parados desde o ano passado e é assim que avançaremos. Saibam que estou disposto e vamos resolver o problema da Saúde”, pontuou o governador.