Fundação Elias Mansour promove oficina de iluminação cênica para estudantes

Com o objetivo de formar jovens talentos, a Fundação Elias Mansour, por meio da Usina de Arte, iniciou nesta segunda-feira, 9, um curso gratuito de iluminação cênica para alunos do Colégio Acreano. A iniciativa visa agregar aspectos técnicos e artísticos, proporcionando aos alunos conhecimentos de iluminação cênica, com intuito de despertar o talento para que eles possam, em um segundo momento, escolher o segmento que melhor atenda suas expectativas dentro da profissão.

O curso apresentará uma visão básica da iluminação cênica, gravação de cena, desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas. Também serão abordados os conceitos de temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana e outros temas como: eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação. As aulas serão práticas e acontecerão até o dia 17 de setembro na Usina de arte João Donato.

Alunos do Colégio Acreano durante a oficina de iluminação cênica Foto: Edson Bruno

Vitor Kenedy é aluno do colégio e diz que tem sido muito importante participar desse curso que, segundo ele, pode abrir uma possibilidade de trabalho futuramente. “Pretendemos utilizar as técnicas que serão ensinadas, no espetáculo que estamos organizando e que vai ser apresentado no Teatrão. Esse curso será de muita importância para nós alunos”, frisou.

A professora de arte do Colégio Acreano, Thaisa Lima, destaca que a Usina de Arte tem feito uma parceria que só enriquece o trabalho docente.

Ao final do curso os alunos levarão ao público o resultado de seu aprendizado em uma apresentação cênica Foto: Edson Bruno

“Com a parceria e competência do professor Magrão, os alunos têm acesso a uma das melhores estruturas do estado. Ampliando seus conhecimentos, sua criatividade e sua forma independente de fazer arte em uma experiência única de prática onde os mesmos podem ter acesso ao conteúdo do professor e o equipamento do espaço teatral. Experiência que como professora acredito ser marcante e que trará conhecimentos que vão além do ambiente escolar. Só tenho a agradecer imensamente o espaço, a disponibilidade e a forma respeitosa e carinhosa como fomos acolhidos,” comentou a professora.

Ao final, os alunos levarão ao público o resultado de seu aprendizado em uma apresentação cênica utilizando iluminação original, supervisionados pelo o profissional Clodoildo Nascimento (Magrão) que é o responsável pelo curso.

Os temas abordados estão atualizados com a nova realidade do mercado e suas tecnologia, sem deixar para segundo plano a importância das origens e essência da iluminação na arte e no espetáculo. “Esta oficina tem como objetivo compartilhar com os participantes o processo de iluminação para espetáculos artísticos. Através de exercícios práticos, o curso de iluminação cênica abordará os principais passos para a construção de um trabalho de iluminação desde sua concepção até seu objetivo final”, destaca Clodoildo Nascimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter