Fundação Elias Mansour expõe obras de 21 artistas mulheres

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) realiza nesta quinta-feira, 12, às 19h, o vernissage da exposição coletiva Nas(ser) Mulher, que tem curadoria dos artistas plásticos Darci Seles e Rosilene Nobre. O período de exposição será de 12 de março a 12 de abril.

A exposição é a segunda edição do projeto Visualidades Permanentes, idealizado pela FEM com o objetivo de abrir espaço para que obras de arte e ações de formação em diferentes linguagens artísticas possam ser apresentadas e oferecidas à população local de forma gratuita e permanente. A primeira edição ocorreu com a exposição Reexistência Resistência Resistir, durante o mês de fevereiro.

O vernissage será realizado no Salão das Artes (galeria Juvenal Antunes), espaço anexo ao prédio da FEM, assim como todas as outras ações do Projeto Visualidades Permanentes, que tem como proposta trazer a cada mês um trabalho artístico, seja exposição de artes plásticas, instalações, performances de teatro e dança, cultura urbana, mostra literária, entre outros.

O vernissage será no Salão das Artes (galeria Juvenal Antunes) Foto: Hannah Lydia

Nas(ser) Mulher apresenta obras de 21 mulheres, entre artistas com trabalho já consolidado e estreantes, e reúne diversas expressões visuais: pintura, instalação, ilustração digital, escultura, objeto, fotografia, assemblage. As obras refletem trajetórias, memórias e experiências pessoais a partir de uma variedade de temáticas, abordagens e estilos.

A proposta da FEM e dos curadores em organizar a exposição com obras somente de mulheres foi de dar visibilidade, neste mês de março, alusivo ao gênero feminino, às produções artísticas de mulheres que atuam no cenário da cultura local, sobretudo porque reconhecem o apagamento do gênero na história da arte. A ideia foi ainda a de suscitar uma reflexão acerca do SER mulher, de como ela define sua essência após nascer e estar no mundo, como se afirma diante de suas escolhas e do que lhe põe e impõe a sociedade.

Participam da exposição: Ana Vitória, Beth Lins, Bell Paixão, Dani Mirini, Fátima Cordeiro, Gabriela Ferreira, Giulia Anastácio, Hanna Araújo, Heide Genifer, Leia Haerdrich, Laélia Rodrigues, Lara de França, Laís Silva, Lisandra Loia, Marina Bylaardt, Mariete Buriti, Rafaela Zanatta, Raifanny Santos, Rozella, Rosilene Nobre e Simone Pessoa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter