Fundação Elias Mansour anuncia reforma do Museu da Borracha

O Museu da Borracha passará por reforma arquitetônica com previsão de finalizar em 2016 (Foto: Val Fernandes/Secom)
Museu da Borracha passará por reforma arquitetônica com
previsão de finalizar em 2016 (Foto: Val Fernandes/Secom)

O patrimônio histórico do Estado recebe uma boa notícia na semana em que se comemora o Dia Intencional de Museus, 18 de maio. Um dos ricos espaços de memória do Acre, o Museu da Borracha, dará início ao seu processo de reforma, com previsão de finalização em 2016. O anúncio foi feito pela presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins, na abertura da 13ª Semana Nacional de Museus, ocorrida na terça, no pátio interno do Palácio Rio Branco.

O espaço de memória está com sua exposição permanente impossibilitada de visitação pública, devido ao comprometimento na estrutura do imóvel, detectada após uma reforma na rede elétrica, em 2013.

“Quando começou a reforma elétrica foi percebido que seria necessário algo maior, como também trabalhar na área da exposição permanente. A partir daí foi iniciado o processo e detectado que, para acessar recursos públicos para uma maior reforma, o espaço teria que possuir documentação adequada como imóvel de propriedade do governo do Estado. Foi uma longa caminhada durante todo o ano de 2014. E agora finalizamos o processo, para dar início a uma nova etapa”, explicou Karla.

Com a documentação legalizada, o Museu da Borracha, segundo a presidente da FEM, iniciará o processo de reforma. “Estamos animados e pretendemos que, em 2016, a abertura da XIV Semana de Museus, seja realizada nesse espaço fundamental de pesquisa e da história do Acre”, disse a presidente da FEM, aproveitando para reforçar que não será apenas a estrutura arquitetônica, mas também o seu acervo de jornais a ser beneficiado, pois será digitalizado, sendo que o museu estará aberto para pesquisa.