Fóruns Comunitários estão sendo implantados em Brasileia e Epitaciolândia

Espaços vão discutir com a sociedade questões relativas à segurança pública 

para_o_site_9765f7f.jpg
para_o_site_2_9786d8f7.jpg

A sociedade organizada de Brasileia e Epitaciolândia participa da implantação de fóruns comunitários de Segurança Pública. O ato aconteceu na manhã desta sexta feira, 2, no Centro Comunitário de Brasileia (Foto: Assessoria Sesp)

A sociedade organizada de Brasileia e Epitaciolândia participa da implantação de fóruns comunitários de Segurança Pública. O ato aconteceu na manhã desta sexta feira, 2, no Centro Comunitário de Brasileia. Durante abertura da solenidade, o secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, representando o governador Tião Viana, falou da importância e dos objetivos dos fóruns, como importante canal de diálogo entre o governo do Estado e a sociedade. 

O coronel Paulo Cézar, subcomandante da Polícia Militar, disse que a partir da criação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) houve a necessidade de um novo modelo para a área. O secretário Adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, disse que a implantação dos Fóruns do governo traz para o seio da sociedade um canal onde a própria comunidade debate seus problemas de maneira compartilhada e integrada, com todos seus agentes membros. “As demandas tiradas a partir dessas assembleias serão levadas ao governo do Estado, por meio do seu coordenador de política de Polícia Comunitária, para que sejam tomadas as providências.” 

O Fórum Comunitário de Segurança Pública nos dois municípios, por suas localizações geográficas, tem uma importância diferenciada por conta da fronteira com países produtores de drogas (Bolívia e Peru). Epitaciolândia e Brasileia ganham, com a criação do fórum, importante ferramenta de combate e prevenção às ações criminosas, em particular o consumo, tráfico e comercialização de drogas. 

Numa reunião que antecedeu o início da solenidade de instalação do Fórum, o secretário de Segurança, Reni Graebner, acompanhado do secretário adjunto Ermício Sena e dos delegados Sérgio Lopes de Souza (Brasileia) e Cristiano Bastos (Epitaciolândia), esteve reunidos com o juiz da Comarca de Brasileia (Vara Civil), Daniel Gustavo Bonfim. O juiz pediu a instalação de uma casa de custódia provisória para os presos condenados com penas de regime semiaberto e um centro de recuperação de dependentes químicos.  

O magistrado reconhece que seu distrito de atuação tem alta incidência de jovens e adolescentes com algum tipo de envolvimento com drogas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter