Fórum Comunitário de Segurança Pública na 2ª Regional é criado

Intenção é estabelecer um canal de diálogo entre a comunidade, governo e todos os órgãos da área

forum_seguranca12052011_foto_gleilson_miranda_01_.jpg
forum_seguranca12052011_foto_gleilson_miranda_02_.jpg
forum_seguranca12052011_foto_gleilson_miranda_03_.jpg

A implantação dos Fóruns Comunitários de Segurança Pública acontece nas regionais da capital acreana e em todos os municípios do estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ouvir os anseios da população é  um dos pontos essenciais no combate à criminalidade e violência. Assim, o governo do estado do Acre, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, mobilizou nessa quinta-feira, 12, no Cine Teatro Recreio, a sociedade civil organizada, através de associações de moradores e as instituições públicas, através das Polícias Civil e Militar, para promover a implantação do Fórum Comunitário Permanente na 2ª Regional de Segurança Pública.

A 2ª Regional de Rio Branco é  uma área que abrange desde o bairro Seis de Agosto até o Benfica. O Fórum será um canal de comunicação permanente entre comunidade, governo e as instituições de segurança. “Há necessidade da polícia se aproximar da comunidade. Precisamos saber se as metas traçadas atendem os anseios da população. E com esse canal de comunicação, saberemos o que eles irão precisar de nós e que mudanças de atuação precisamos fazer”, conta o Secretário de Segurança Ildor Graebner.

Além da comunidade poder convocar o Fórum a qualquer momento para discutir os problemas e entrar em contato com os órgãos de segurança, as instituições policiais responsáveis pela segurança pública da 2ª Regional vão prestar contas de suas ações aos seus membros a cada três meses. Já a comunidade compartilhará as políticas de segurança, e poderão ajudar através de indicações, sugestões e mesmo projetos que venham garantir a diminuição dos índices de criminalidade.

A implantação dos Fóruns Comunitários de Segurança Pública acontece nas regionais da capital acreana e em todos os municípios do estado. Ermício Sena, Secretário Adjunto de Segurança e que está a frente das implantações, lembrou que essa ação faz parte do Plano de Metas e Redução da Criminalidade. “O próprio governador Tião Viana determinou a interação dos órgãos de segurança junto à comunidade, através de suas representações. Essa será a maneira de validar o nosso Plano de Metas”, comenta o secretário adjunto.

A reunião também contou com a eleição dos representantes do Fórum da 2ª Regional, além de definir o modo de atuação. Também contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Assessoria Especial da Juventude. O subcomandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Paulo César, também realizou uma apresentação mostrando as metas operacionais da PM, os indicadores positivos do primeiro trimestre e lembrou a importância das operações realizadas desde o ano passado e que tem contribuído para a diminuir a violência no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter