O resultado de mais uma fase de construção do Plano Estadual de Cultura do Acre (PEC/AC) foi apresentado na sessão do Fórum Estadual de Planejamento da Cultura nesta terça-feira, 13, no Cine Teatro Recreio. O encontro reuniu artistas, produtores e gestores da área para debater sobre a realidade cultural dos municípios acreanos.
O Núcleo Executivo do PEC, com auxílio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), percorreu os 21 municípios para realizar um diagnóstico da situação cultural, incluindo avaliação e monitoramento. Com as informações dessa visita, e ainda de documentos cedidos por colaboradores de áreas relacionadas ao setor, foi criado um esboço para definir os rumos da cultura para os próximos dez anos.
“Conseguimos reunir um material muito rico e será possível traçar as diretrizes do que é preciso preservar e mudar com esse levantamento”, comenta Francis Mary, presidente da FEM. Alguns dos pontos dizem respeito à universalização do acesso aos bens e serviços culturais e sobre o reconhecimento, a valorização, a proteção e a promoção da diversidade cultural.
Por meio virtual ou até mesmo presencial, um novo contato com os municípios ocorrerá no período de 20 deste mês a 15 de dezembro. Após as escutas públicas, a minuta do PEC poderá ser definida, e na última etapa, prevista para o segundo semestre de 2013, o documento deverá ser validado na 3ª Conferência Estadual de Cultura do Acre.