Fórum da União de Dirigentes da Educação está sendo realizado na capital

Gestores falam da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Gestores falam da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Iniciou-se na manhã desta terça-feira, 8, na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o III Fórum Extraordinário da União de Dirigentes  Municipais da Educação (Undime/Acre).

O evento tem como objetivo discutir propostas para elaboração da Base Nacional Comum Curricular e apresentar a plataforma Educ para os gestores escolares.

As sugestões vão embasar a construção do documento que será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação e ao fórum nacional com as contribuições para elaborar a nova base curricular do sistema educacional brasileiro, que está em fase de consulta pública.

“É um documento que está sendo produzido a muitas mãos e vai nortear os currículos das escolas, para garantir um padrão de qualidade de educação que beneficie o ensino de todo o país”, destacou Marco Brandão, secretário de Educação e Esporte.

Participam do evento autoridades dos 22 municípios acreanos. São secretários municipais de Educação, técnicos das secretarias municipais e estaduais, coordenadores de núcleos da SEE, gestores pedagógicos, professores, alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e sindicatos.

Participam do fórum representantes de 22 municípios acreanos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Participam do fórum representantes de 22 municípios acreanos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

De acordo com o vice-presidente da Undime/AC, Márcio Batista, tratar do currículo é essencial para continuar garantindo os avanços nos processos de ensino-aprendizagem.

“A nova base é importante, porque também vai orientar a produção de livros didáticos, as políticas de formação dos professores e os processos de avaliação da qualidade da educação”, frisou.

Para o secretário municipal de Educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão, o debate curricular está no centro das discussões do sistema educacional, porque busca dar um novo olhar para a educação básica brasileira e repensar a construção do conhecimento levando em conta as especificidades de todas as regiões.

O fórum vai até quarta-feira, 9, com palestras e mesas-redondas – entre elas, a apresentação da nova plataforma pedagógica digital do Acre, o Educ, realizada pela parceira do projeto, Jaqueline Magalhães, representante do Instituto Natura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter