Formandos do curso de Pedagogia à Distância apresentam o resultado de suas pesquisas

Unb e SEE formaram 213 professores da rede pública de ensino

dsc_7732.jpg
em_rio_branco_formaram_16_turmas_em_pedagogia.jpg

Em Rio Branco, 16 turmas se formaram no curso de Pedagogia totalizando 600 professores (Fotos: Mardilson Gomes/SEE)

Com duração de três anos, o curso de pedagogia à distância teve início em 2007 e já formou 810 professores da rede pública de ensino em todo o Estado. Agora, os acadêmicos da turma de 2008, de Rio Branco, apresentaram os seus Trabalhos de Conclusão de Curso nesta quinta, 30, no auditório da Escola Marília Santana.

Os formandos de 2010 totalizam 600 professores dos 11 pólos de educação à distância no Acre.  Os trabalhos que estes docentes estão expondo trazem de inovador a sua composição: foi construído a partir dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em todos os anos de docência destes professores. "Este é um trabalho que proporciona, além de dados qualitativos e quantitativos sobre a educação, uma reflexão sobre a ação pedagógica destes profissionais durante toda sua carreira, é um livro autobiográfico de suas práticas pedagógicas", explica Aulenir Araújo, coordenadora intermediária do PEDEaD.

A maioria dos professores possuem muitos anos na sala de aula, mas não possuiam nível superior, agora, vão unificar toda essa experiência com os conhecimentos teóricos adquiridos no curso superior. " Baseado nas teorias de Paulo Freire, busquei pesquisar quais os desafios para uma educação que inclua os jovens e adultos na educação, e pude perceber que os fatores extra-escolares influenciam o processo de ensino e aprendizagem e a escola deve avaliar também a realidade do aluno", comenta Ocileudo de Oliveira, que é professor há 10  e que apresentou o TCC sobre a temática da inclusão social de jovens e adultos.

Todos os trabalhos foram orientados pelos tutores da UNB, à distância, e pelos mediadores no pólo de Rio Branco. De acordo com a coordenadora do Ensino Superior da SEE, Nilzete Melo, estes professores receberam orientações não apenas de realizar um trabalho acadêmico, mas, principalmente de auto-avaliar sua trajetória de prática pedagógica.

O Governo do Estado estabelece parcerias com a Universidade de Brasília e Universidade Aberta do Brasil, que por meio de convênios, já formaram mais de 10.700 pessoas nos últimos dez anos. Na próxima semana, os professores de Sena Madureira, Plácido de Castro, Xapuri, Acrelândia, Brasiléia, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, estarão expondo, também, seus trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter