A constatação de foco de Anemia Infecciosa Equina (AIE) em um dos galpões de baias instaladas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco levou na quarta-feira, 24, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Jefferson Cogo, a decidir pela proibição da circulação de equídeos (cavalos, éguas, mulas, jumentos) em toda a área interna do parque.
Com a proibição, que foi determinada pela Fiscalização Agropecuária Federal, da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Acre, após constatação de resultado positivo da AIE, diagnosticada laboratorialmente, o Idaf passa então a adotar as medidas zoossanitárias indicadas para o efetivo controle e erradicação da doença, que incluem, além da interdição imediata da propriedade, a proibição da participação de equinos nas provas de laço em duplas, Team Penning, Três Tambores e Vaquejada, que estavam previstas para serem realizadas nos primeiros quatro dias da Feira.
“Por norma, o Parque passa agora por um período de quarentena e, nesse período, serão realizados mais duas etapas de exames, em intervalos de 30 e 60 dias, para observarmos se houve ou não a negatividade consecutiva dos resultados”, explica o diretor do Idaf, Jefferson Cogo, que informa ainda que, controlado o foco, será feita a desinfecção total da área atingida, para só a partir de então adotar a desinterdição do Parque para os equídeos.
A decisão, no entanto, não afetará em nada a realização do Circuito Barretos de Rodeio, que continua inalterado e com as primeiras provas acontecendo já no sábado e domingo (27 e 28), na disputa da Etapa Rio Branco, que reúne exclusivamente os peões acreanos.
Para as provas de Qualify do Circuito Barretos, que serão realizadas na segunda-feira, 29, e na terça-feira, 30, os dez peões acreanos que melhor pontuarem na Etapa Rio Branco, vão disputar o título de grande campeão do Rodeio da Expoacre 2013, com outros dez peões convidados pela equipe de Barretos.
“Felizmente as provas de Rodeio não são atingidas por esta proibição, já que a doença não atinge os touros, que são a principal atração da disputa”, ressalta o coordenador do Rodeio, Marquinhos Pereira.
Representantes das provas equestres aprovam a decisão
Criadores de animais de raça, com alto valor no mercado, os empresários conhecem de perto o perigo que representa a Anemia Infecciosa Equina para o seu plantel.
Para o pecuarista Tarcísio Pinheiro, que coordenada as competições de Vaquejada no Parque, as provas na Expoacre são sempre esperadas com grandes expectativas e seria a coroação das muitas competições classificatórias que já foram realizadas em outros momentos do ano. “Apesar da decepção, estamos conscientes de que foi tomada a decisão mais correta para o cumprimento da legislação federal e estadual sobre o assunto, e adotadas as medidas saneadoras adequadas para barrar a veiculação do vírus da anemia”, afirma Tarcísio Pinheiro, certo de que qualquer medida em contrário só prejudicaria o controle e erradicação da doença no Parque.
A posição de Tarcísio Pinheiro foi compartilhada pelos criadores e pecuaristas que se dedicam a estimular os esportes equestres no Acre, e que estavam presentes à reunião com o Idaf e a coordenação da Expoacre 2013. São eles: Crill Pontes (presidente da NBHA/AC, que promove as provas de 3 Tambores), José Carlos (Laço em Dupla) e Faustinho, Júnior Aielo e José Andrade (do Team Penning). O criador de cavalos Luiz Camolez também participou da reunião.
Campeões das provas equestres vão receber as premiações na Arena
Para não prejudicar o andamento das competições já programadas ficou definido que todas as disputas da etapa final das provas de Laço em dupla, Team Penning (apartação) e dos 3 Tambores, serão realizadas no domingo, 28, no Rancho Monjolo, na AC-40, KM 10, a partir das 15 horas.
O secretário de Produção, Lourival Marques Filho, em nome da coordenação da Expoacre, garantiu que serão mantidas todas as premiações em dinheiro e a entrega dos troféus aos vencedores de cada uma das modalidades que seriam disputadas anteriormente na Arena. “Chegamos a um entendimento que não só vislumbra a sanidade dos animais equídeos, como também respeita o esforço de cada um dos atletas que praticam esses esportes e nos ajudam a fazer esta grande festa”, ressaltou o secretário.
Na terça-feira, 30, antes das provas finais do Circuito Barretos de Rodeio, os vencedores de cada uma das modalidades estarão na Arena de Rodeio para serem conhecidos e aplaudidos pelo público que torce pelos esportes equestres no Acre, quando receberão também seus merecidos prêmios.