Fiéis participam da Procissão de Nossa Senhora da Glória

Milhares de fiéis acompanharam a procissão de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Milhares de fiéis acompanharam a procissão de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Depois de nove dias de intensa atividade espiritual, os fiéis católicos encerraram nesta quinta-feira, 15, com uma procissão em Cruzeiro do Sul, o novenário em homenagem a Nossa Senhora da Glória, padroeira do município, a maior festa católica do Acre. Tendo à frente o Bispo Dom Mosé, a procissão, que reuniu 35 mil fiéis, percorreu um trajeto de aproximadamente três quilômetros no centro da cidade, iniciando e encerrando em frente à catedral, onde em seguida foi realizado um show com o cantor católico Cleiton Saraiva.

O novenário de Nossa Senhora da Glória existe desde 1918 e atrai, além da população católica do município, uma multidão de pessoas de cidades vizinhas e ainda de municípios dos Vales do Acre e Purus. A festa é momento do reencontro de amigos que se distanciaram em razão da dinâmica da vida. Muitos cruzeirenses que moram em outros estados aproveitam a data para visitar a cidade. Para os católicos, é hora de homenagear a santa, pedir por sua intercessão em momentos de dificuldade e agradecer pelas bênçãos recebidas através dela.

A presença de visitantes durante o novenário aquece a economia local, lucrando restaurantes, hotéis, taxistas, etc. Realizado no período do verão, a participação de muitos devotos ficou facilitada desde 1999, ano em que a BR-364 passou a ser reaberta anualmente até  2011 quando foi garantida a perenização do tráfego, devido ao avanço nas frentes de asfaltamento e uma pavimentação provisória feita pelo Deracre em trecho ainda não asfaltado.

Luiz Gonzaga sempre participa do Novenário (Foto: Onofre Brito)

Luiz Gonzaga sempre participa do Novenário (Foto: Onofre Brito)

O aposentado Luiz Gonzaga de Oliveira veio de Rio Branco para participar da festa como faz todo ano. Ele é conhecido em Cruzeiro do Sul como Lucas. Amazonense, nascido em Carauari, Lucas mudou-se para Cruzeiro do Sul em 1954, viveu um longo período em seringal da região e retornou à cidade em 1962, onde tocava um bar no centro. Posteriormente mudou-se para Rio Branco, devido ao fato de os filhos estarem estudando na capital. Ele garante que o momento é de rever os amigos e praticar sua devoção: “Nunca perdi uma festa, todos os anos estou aqui. Para dizer a verdade, eu gosto muito mais daqui que de Rio Branco”.

O Papa Francisco e o Novenário

Segundo o padre Nilson Maia, que está em seu primeiro ano na paróquia da Catedral de Cruzeiro do Sul é sempre um desafio realizar o novenário, mas a igreja decidiu aprofundar a parte devocional com pregadores todas as noites, confissões e evangelização. Na parte social também tiveram mudanças com utilização também da Praça da Bandeira, além da Praça da Integração.

O tema do novenário foi ‘Fé e Juventude’. “Vimos a chegada do Papa Francisco, isto motiva, a Igreja está mais animada. 0 Papa realmente veio trazer esperança e valorizar a questão do jovem. Mais de 100 jovens participaram da recente Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro e eles voltaram muito animados, o que traz força para a paróquia”.

O governador Tião Viana, em atividades no Vale do Juruá, esteve em Cruzeiro do Sul pela parte da manhã e visitou o bispo Dom Mosé. Tradicionalmente o governador participa da procissão, mas neste ano teve que retornar a Rio Branco, por volta do meio dia.

O vice-governador César Messias esteve presente na maior festa católica do Acre (Foto: Onofre Brito)

O vice-governador César Messias esteve presente à maior festa católica do Acre (Foto: Onofre Brito)

“A reunião em torno de Nossa Senhora da Glória é de muita fé, fé verdadeira de um povo que veio aqui pagar suas promessas, fazer seus pedidos, ter encontro com suas comunidades”, analisou.

O vice-governador César Messias, ao lado da esposa Vanusa, participou da procissão como faz todo ano. Ele contou o que pediu à santa: “Muita paz, muita luz e acima de tudo amor no coração para a gente ter uma vida boa, uma vida em família com muita tranquilidade”.

A força da devoção e da fé

No trajeto da procissão, assim como em toda a cidade, católicos montam altares em homenagem a Nossa Senhora da Glória. Os irmãos Neusa Lima de Souza, 84 anos; Maria Lima de Souza, 78 anos, e Rosildo Moura de Souza, 76, todos os anos  armam um caprichado altar em frente à sua residência situada à Rua 17 de Novembro, reta final da procissão. “Somos católicos praticantes, – disse Maria – assim temos que amar não apenas o filho, mas também a mãe, no caso do nosso município nossa padroeira Nossa Senhora da Glória”.

Altar preparado pelos irmãos Neusa, Maria e Rosildo (Foto: Onofre Brito)

Altar preparado pelos irmãos Neusa, Maria e Rosildo (Foto: Onofre Brito)

Descalça, apesar do frio, com um longo vestido branco, a senhora Francisca Sebastiana chamava a atenção. “Estou pagando promessa. Levei uma queda do trapiche e fiquei paralítica. Daí fiz uma promessa a Nossa Senhora da Glória que se eu andasse eu acompanharia durante três anos a procissão, descalça, com roupa branca, comprida e com duas velas na mão. O acidente aconteceu em 2010 e desde 2011 pago a promessa. Agora ando para todo canto”.

O jovem casal de namorados Gleidson Cavaco da Silva e Stephany dos Santos Monteiro são católicos praticantes e sempre que podem estão nas atividades da Igreja. “Temos esta devoção à santa, foi isto que escolhemos e sentimos sua presença”, disse   Gleidson se expressa:

Daniela Batista de Souza participou da procissão caracterizada como um anjinho, ao lado de um grupo de outras meninas ligadas à Pastoral da Criança. Ela também sabe falar de sua fé: “Nossa Senhora pode nos ajudar a qualquer hora em qualquer coisa”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter