Festival Pachamama aquece turismo em Rio Branco

2013_Novembro_thumbnails_thumb_22.11_IV_PACHATalita_Oliveira_31
Expectativa é de que vários turistas venham a Rio Branco durante o festival (Foto: Arquivo Secom)

Com a chegada de grandes eventos em Rio Branco como o Pachamama, um dos mais promissores festivais de cinema da América Latina, está previsto o aumento do número de turistas na cidade para prestigiar o evento. O festival será realizado entre os dias 22 e 28 deste mês, e realizará diversas atividades na capital.

De olho na oportunidade, os ramos ligados diretamente ao turismo se preparam para receber os visitantes. Hotéis, restaurantes e casas de festas têm grande expectativa quanto ao aumento de público para os próximos dias.

Como se trata de turismo cultural, de eventos e de fronteira, o Festival Pachamama pretende receber os mais variados tipos de públicos, como artistas, cineastas, fazedores de cultura e curiosos que vêm para prestigiar o evento.

Segundo a gestora da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, o Pachamama é importante tanto culturalmente, como economicamente.

“Como o festival já faz parte do calendário anual de Rio Branco, os empresários do ramo de hospedaria, gastronomia e cultura se preparam para o evento. É um momento de aquecer a economia e fomentar a cultura no estado”, destaca.

De acordo com Andreia Ribeiro, sócia-proprietária do Loft, casa de festas que receberá uma das atividades do festival, o evento é uma boa oportunidade para que os turistas conheçam um lado que poucos sabem do Acre.

“Além de ser economicamente vantajoso, as pessoas que vierem prestigiar o evento e que ainda não conhecem o Acre poderão ver o que temos a oferecer. Muitas vezes, nosso estado é visto de forma preconceituosa por pessoas de outras cidades, e quando eles chegam aqui, se deparam com eventos de cultura riquíssima e percebem que aqui temos estruturas culturais para recebê-los. Isso, para nós, é fantástico”, diz.