Cultura

Festival mineiro de fotografia busca novos talentos no Acre

Com o apoio do governo do estado, será realizado nesta quinta-feira 16, às 19h, o evento Foto em Pauta na Estrada – Região Norte. O evento ocorrerá na Filmoteca Acreana, trazendo artistas visuais de Minas Gerais que, além de palestras, estarão em busca de novos trabalhos com profissionais acreanos, a serem apresentados durante o tradicional festival de fotografia realizado anualmente na cidade de Tiradentes – MG. A entrada é gratuita e estará aberta ao público em geral.

O festival de fotografia é realizado desde 2011, com a proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil. O evento ganhou força por com a consolidação das parcerias, apoiadores e patrocinadores, além da essencial colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, palestras e workshops. No total o festival já reuniu trabalhos de 834 fotógrafos em 100 exposições, lançou 150 livros de fotografia, realizou 137 palestras e ofereceu 122 cursos e workshops.

O idealizador e organizador do evento no Acre, Eugênio Sávio, reforça a intenção do Festival de ser um evento de referência para a fotografia brasileira como um todo, buscando não só trabalhos na região sudeste, mas em todo o Brasil trazendo oportunidade a artistas desconhecidos, porém talentosos. “Vamos apresentar obras de artistas que ainda não tiveram chance de ter trabalhos circulando nacionalmente, isso além de deixar no Acre, conhecimento teórico, técnico e artístico com palestras e mesas de discussão”, disse o organizador.

Eugênio Sávio é o organizador do evento no Acre Foto: Reprodução

Além de Eugênio Sávio, integram a equipe na expedição ao Norte do país os artistas mineiros João Castilho e Pedro David, que no Acre contribuirão com a apresentarão de suas trajetórias artísticas.