Festival de Cinema Estudantil Acreano

Alunos das escolas públicas de ensino médio mostram seu olhar em nove curtas-metragens neste sábado

dsc_0012.jpg

Estudantes do CEBRB aguardam ansiosos a apresentação do documentário produzido por eles (Foto: Angela Peres/Secom)

"Uma descoberta do que é fazer cinema." Estas são as palavras do estudante da escola Rodrigues Leite Thales Ferreira, um entre os mais de cem alunos que participaram do projeto Curta-Jovens que neste sábado, 18, apresenta em sua última etapa o Festival de Cinema Estudantil Acreano, a partir das 18 horas, no Teatro Plácido de Castro.

Ao todo concorrem nove curtas-metragens, todos produzidos por grupos de alunos de três escolas de ensino médio de Rio Branco, uma de Bujari e mais um grupo de estudantes de algumas escolas localizadas nas proximidades do bairro Sobral. Entre as participantes estão a Escola Armando Nogueira, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Escola Rodrigues Leite e Escola São João Batista, esta última em Bujari.

Os filmes serão julgados por jurados da ABDeC/AC, Fetac, Asacine, um profissional da área, professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Núcleo Digital da Usina de Arte João Donato. Além disso, o público presente ao Teatrão também dará sua opinião. Os prêmios estão divididos em Melhor Filme, Segundo e Terceiro lugares, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Sobre o Curta-Jovens

A iniciativa do festival entre os estudantes surgiu com o italiano Nicola Di Grazia e sua mulher, a brasileira Nadir Silva de Souza, que vivem no Acre há pouco mais de um ano. O projeto faz parte da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Elias Mansour.  Segundo Di Grazia, ele e a mulher iam às escolas e formavam turmas de mais ou menos 15 alunos para ter aulas de produção cinematográfica. Cada grupo montou um filme de curta-metragem, com no máximo 15 minutos. "É uma maneira de os alunos mostrarem seu olhar sobre o mundo", diz.

Cada curta teve dois meses de produção. Os alunos do Colégio Barão do Rio Branco Pedro Henrique Santiago e Sabrina Paiva, participantes da produção do curta "Em busca de um sonho", contam que eles e os companheiros após terem as aulas de cinema criavam a história e depois passavam a trabalhar como atores. "Foi uma experiência ótima", concordam. "O mais legal é que todos mostraram companheirismo e compromisso, e aprendemos muito", conta Pedro.

O texto e a edição de imagens ficaram por conta de Nicola. A supervisão quem fez foi Nadir. Tudo sempre acompanhado pelos olhos atentos dos alunos. "Eles davam a palavra final", explica o diretor. Sanderson Santiago, participante de "Comigo ou com eles", conta que pela primeira vez teve contato com esse tipo de trabalho. "Foi uma grande oportunidade, e sempre que puder quero continuar trabalhando com isso", diz.

"Foi uma experiência fantástica. Desde o processo de criação até gravar. Tivemos dois dias de gravações. Agora, até para assistir filmes, é diferente, pois eu percebo os ângulos, a verbalização. Penso em continuar, fazer teatro ou cinema, alguma coisa nessa área. Esse foi um começo e agora vasculhar a casa é por nossa conta", finaliza o estudante e agora também ator Thales Ferreira.

{xtypo_rounded2}Confira a lista e as sinopes dos curtas que serão exibidos neste sábado

A mentira (Escola São João Batista – Bujari): Isadora é super apaixonada por Ricardo e pede para que as amigas e a irmã ajudem-na a se aproximar do garoto. Porém elas não agüentam a insistência de Isadora.

A vida continua (Escola Armando Nogueira – Rio Branco): Para Gustavo nadar é tudo. Mas depois de um acidente na piscina do colégio ele tem que parar com as atividades. Também com os sonhos?

Achei que te conhecia (Escola Armando Nogueira – Rio Branco): Cristina, Thaís e Anna  são amigas inseparáveis. Um dia Thaís rouba alguns objetos das amigas que logo percebem e tentam compreender o comportamento da garota.

Comigo ou com eles (Colégio Barão do Rio Branco – Rio Branco): Pedro faz novos amigos e Victor parece não gostar muito das amizades do amigo: será preconceito ou ele terá razão para isso?

Fofoca e verdade (Colégio São João Batista – Bujarí): Logo após de Amanda dizer ao namorado Paulo que está grávida, o relacionamento dos dois acaba. E em meio a tantas fofocas, uma boa atitude pode dizer algo sobre o garoto.

Minha melhor amiga (Escola Rodrigues Leite – Rio Branco): Um time de basquete ganha sempre. Assim os jogadores orgulhosos, até que uma pessoa  misteriosa os ameaça.

Sem induzir a tentação (Estudantes do Bairro Sobral – Rio Branco): O padre da paróquia sai de viagem e deixa a coordenação das atividades sob a responsabilidade de Israel e Nazareth. Logo os discordam sobre vários conceitos, inclusive a segurança do lugar.

Uma noite no colégio (Escola Rodrigues Leite – Rio Branco): Em um colégio existe uma lenda que diz há um fantasma que se mostra a noite. Desafiando os outros, Lucas e seus amigos querem passar a noite no prédio para provar que a lenda não é verdadeira.  {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter