Ferramenta busca apoiar municípios a combater evasão escolar

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) juntamente com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apresentaram na manhã desta quarta-feira, 20, a formação do Comitê Gestor Estadual da ferramenta Busca Ativa Escolar, uma das ações do programa Fora da Escola não pode!, composta por integrantes de várias instituições da sociedade.

A Busca Ativa é uma ferramenta gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Undime, Instituto TIM e o Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

Apresentação do Comitê Gestor do Busca Ativa Escolar Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

A ferramenta tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e Estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuem para a inclusão social.

Participaram da reunião, representantes das seguintes instituições: Undime, SEE, Conselho Estadual de Educação (CEE), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (Seasdham).

O programa conta com a participação de integrantes de várias instituições Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

“A Secretaria de Segurança por meio dos seus órgão como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Socioeducativo, que atua diretamente com essa questão dos adolescentes, vamos integrar as ações do Busca Ativa com as ações do programa Acre pela Vida e ter isso como uma pauta prioritária para a Segurança Pública, por compreendemos que a Segurança Pública começa pela educação e hoje a realidade que vivenciamos é que grande parte dos jovens que estão envolvidos com o crime ou com ato infracional, são jovens que de alguma maneira deixaram a escola. É uma ação prioritária e vamos envolver todos os esforços necessários para que tenha sucesso para os que precisam”, comentou o coronel Ricardo Santos, subsecretário de Segurança Pública.

Os indicadores mostram que as crianças e os adolescentes mais vulneráveis à exclusão escolar são os negros, os indígenas, os deficientes, os que vivem na zona rural, adolescente em conflito com a lei, criança ou adolescente em abrigos, criança ou adolescente em situação de rua, gravidez na adolescência, violência familiar, dentre outros.

“O maior desafio do comitê gestor é manter as reuniões sistematizadas, mapear todas as crianças que estão fora da escola, inclusive as indígenas, fazer com que elas retornem e permaneçam na escola, porque não é só o ato de trazê-las para a escola, mas fazer com que a criança se mantenha na escola. É um trabalho intersetorial para somar com o gestor e a equipe da escola”, citou a professora Ana Luce Galvão, articuladora da Undime/AC.

 

Busca Ativa Escolar é uma das ações do programa “Fora da Escola não pode! Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

O Comitê já planeja ações visando a elaboração de estratégias que resgatem as crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos para a escola, garantindo a permanência dos mesmos com uma educação de qualidade.

A SEE nomeou uma coordenadora estadual para a Busca Ativa Escolar, a professora Gervânia Mota, que vai ficar à frente das ações desenvolvidas pelo comitê na execução da ferramenta no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter