Feirão de Cultura de Xapuri

Fazedores de cultura de Rio Branco, Xapuri, Capixaba, Brasiléia e Epitaciolândia mostraram um leque de produtos culturais durante os três dias de evento

dsc_0274.jpg
dsc_0461.jpg
dsc_0310.jpg

Atividades artísticas marcaram os três dias de Feirão Cultural em Xapuri (Fotos: Val Fernandes/FEM)

Durante três dias, de 25 a 27 de junho, as principais praças, os equipamentos culturais, escolas e pontos turísticos de Xapuri  se transformaram em palco de atividades artístico-culturais  com o projeto Feirão de Cultura. A ideia foi muito bem recebida pelo público, que presenciou as apresentações dos espetáculos de dança, teatro, capoeira, música e kung-fu, dos grupos e artistas de Rio Branco, Xapuri, Capixaba, Brasiléia e Epitaciolândia. A programação envolveu também atrações nacionais, como o escritor Fabrício Carpinejar e a contadora de histórias Rúbia Mesquita, além da rodada de negócios e a mostra de produtos culturais.

A abertura do evento foi realizada no palco principal da praça da igreja São Sebastião e contou com representantes das instituições envolvidas. O público prestigiou as apresentações de dança, capoeira, música e a atração nacional Rúbia Mesquita, educadora, contadora de histórias e apresentadora do Programa Infantil TVX há 10 anos. Nesse espaço, foram montadas tendas para a mostra de produtos, desde de ervas medicinais, sandálias de látex, peças de decoração, até publicações literárias dos municípios, além de pratos da culinária acreana.

Para o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, a parceria entre as instituições envolvidas com o projeto visa incentivar e trazer mais cultura para os municípios, reunindo e intercambiando com a diversidade cultural de cada lugar.

"A cultura é importante para o desenvolvimento das pessoas, muita vezes os poder público não tem essa compreensão e acha que desenvolvimento é somente infraestrutura, a rua calçada, mas a cultura faz parte da nossa vida e ela traz todo o resto: o conhecimento, a elevação da autoestima, tradições, toda a parte lúdica da nossa vida. Essa iniciativa visa exatamente preencher essa lacuna que existe nessa área do serviço público".

Alex Lima de Souza, coordenador pelo Sebrae-Acre da Ação de Cultura nos Territórios de Cidadania,  ressaltou que o Feirão é o resultado de um trabalho que teve início há um ano e meio, envolvendo os municípios de Capixaba, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.

"Os fazedores de cultura desses municípios passaram por cursos e capacitações com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos para que participassem dessa vitrine cultural que é o Feirão".

A atriz e contadora de histórias Karla Martins, Chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura da Fundação Elias Mansour, disse que o Feirão representa um momento especial para a população dos municípios.

"O Feirão é um marco, o resultado de um trabalho em que todos estavam esperando acontecer. É a primeira experiência, que a gente quer que se propague para outros municípios. Temos que agradecer aos fazedores de cultura dos municípios envolvidos que participaram desse primeiro momento, compondo esse repertório de apresentações artístico-culturais".   

Os grupos, artistas e educadores participaram das oficinas de literatura ministrada pelo escritor, jornalista e professor universitário, autor de quatorze livros, Fabrício Carpinejar. Um dos escritores mais atuantes nas mídias sociais, o poeta tem mais de 34.000 seguidores no Twitter.

Enriquecendo o olhar sobre a cultura

dsc_0676.jpg

Uma das atrações foi a educadora, contadora de histórias e apresentadora do Programa Infantil TVX há 10 anos, Rúbia Mesquita (Foto: Val Fernandes/FEM)

O Grupo de Teatro Juventude Alegre da Escola Iris Célia Cabanellas Zannini, de Assis Brasil, apresentou o espetáculo Espíritos. O grupo foi um dos que participou das oficinas, uma básica e outra de aperfeiçoamento, que englobaram ações de Arte e Patrimônio, divididas em Teatro, Dança, Artes Plásticas e Produção Cultural.

"Esse intercâmbio cultural entre os municípios é maravilhoso pelo fato deles estarem interagindo com outros grupos. Esso enriquece o olhar sobre a cultura de cada lugar. Fomos bem recebidos e é importante mais projetos como o Feirão", disse Eliene Rodrigues, artista plástica e responsável pelo grupo no Feirão.

Diretora do Grupo Garatuja de Artes Cênicas, Regina Claúdia mostrou seu trabalho de dança contemporânea, número baseado no espetáculo "A Saga de Yo Buié". Para ela, o Feirão é importante como instrumento mobilizar da cultura local.

"O Feirão deveria acontecer em todas as cidades em certo período do ano, respeitando um calendário. Isso faz com que a produção cultural apareça. Esse é o primeiro, é normal que ainda seja tímido, pois estamos formando o público, estamos dando o primeiro passo. Precisamos construir mais degraus, a cultura se faz dessa maneira, é uma construção dinâmica".

O Feirão de Cultura é uma ação do Território da Cidadania que é desenvolvida pelo Sebrae no Acre em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, o Governo Federal, o Governo do Acre e as instituições que integram o CONDIAC. Um dos principais objetivos do projeto é promover e incentivar a economia da cultura gerando com isso produtos artístico-culturais, criando uma espécie de vitrine para que tenham alcance junto ao público do município.

 Galeria de Imagens:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter