Feira do Mel gera faturamento de R$ 7 mil em sua primeira edição

Brasileia sediou na última sexta-feira, 24, a primeira Feira do Mel com a participação de produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes. A cidade é uma das maiores produtora de mel no Acre. E na sua primeira edição gerou um faturamento em torno de R$ 7 mil.

Na ocasião, nove produtores expuseram aproximadamente 400 quilos. Edna Costa, gerente da Cadeia Produtiva do Mel da Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre (Emater), explica que a exposição foi um momento importante para o setor produtivo, para os produtores e também para a população da região.

“A feira foi significativa em todos os sentidos. Porque se por um lado foi uma oportunidade dos consumidores conhecerem os produtores locais, já que muitas vezes o cliente desconfia da procedência do mel, por outro, foi extremamente benéfico para os criadores, que puderam comercializar seus próprios produtos, saindo do anonimato e criando, assim, possibilidades de novas relações comerciais”, pontua.

O faturamento expressivo foi o ponto forte da feira e nas palavras da gerente vai “adoçar o bolso dos produtores com dinheiro”, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades de negócio no mercado local. “Sem contar que os consumidores puderam constatar que estão consumindo mel de qualidade e com segurança”, salienta.

José Silva, mais conhecido como Duda, foi um dos expositores. O produtor conta que a feira deu visibilidade ao seu produto. ” Levei uns 50 quilos e agora tem muita gente me procurando atrás de comprar o mel”, explica.

O governador Tião Viana prestigiou a feira (Foto: arquivo)

Cadeia produtiva

A exposição foi considerada um marco na cadeia do mel, já que o estado é um grande produtor. Atualmente, 800 famílias acreanas trabalham com o alimento.  Para se ter uma ideia, só no ano passado o  Acre colheu em torno de 10 toneladas do mel de Uruçu.

Parte desse produto é comercializado nas próprias cidades onde o líquido é coletado e o restante é destinado para a Cooperativa dos Criadores de Abelhas do Estado do Acre (Acremel).

Para o secretário de Assistência Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Thaumaturgo Neto , a feira apresentou parte dos resultados dos investimentos do governo na cadeia do mel e ” mostrou aos visitantes que o estado produz mel de qualidade aliado a conservação das reservas, já que o criador nem desmata e nem queima”.

O evento foi realizado no mercado municipal da cidade e foi prestigiado pelo governador Tião Viana. Para esta edição, a feira contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Brasileia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest