Fé, união e devoção movem fiéis na procissão de São Sebastião

A festa de São Sebastião integra o calendário cultural e religioso do Acre e sua realização conta com o apoio do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A festa de São Sebastião integra o calendário cultural e religioso do Acre e sua realização conta com o apoio do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Pousadas e hotéis lotados, ruas tomadas por fiéis e pela celebração que projeta o cenário da mais tradicional ação religiosa de Xapuri – os festejos de São Sebastião. Nesta terça-feira, 20, o governador Tião Viana participou da procissão do santo padroeiro da cidade, acompanhado pelo deputado federal eleito, Raimundo Angelim. Após participarem da missa sagrada de redenção de graças ao santo, eles compuseram a tradicional romaria que reuniu cerca de 15 mil romeiros em sua 113ª edição.

Na paróquia de São Sebastião, o padre Francisco das Chagas ministrou sobre fé, a qual o governador Tião Viana expôs ser exatamente o que a procissão significa. “Todos os anos eu participo da procissão, ela representação um movimento de fé muito lindo, é o povo unido numa só energia”, destacou.

Já a devota Maria Gomes da Silva, contou que os pés descalços, a vela e o terço que carrega nas mãos, fazem parte da sua peregrinação na procissão há muitos anos. “A graça que eu alcancei foi algo que jamais achei que conseguiria: me libertar de um vício que pra mim não tinha libertação. Depois dessa graça, todos os anos as pessoas me vêm aqui, agradecendo ao meu santo, pelo meu milagre”, contou entusiasmada.

A peregrinação tomou conta de várias ruas da cidade, e teve seu percurso finalizado na Paróquia de Xapuri, com a continuidade dos festejos com promoção de bingos, leilões e venda de comidas típicas. Os festejos de São Sebastião integram o calendário cultural e religioso do Acre e sua realização conta com o apoio do governo. A cidade de Xapuri ficou bastante movimentada, inclusive para o comércio local que comemorou o grande fluxo turístico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter