Fanfarras são agentes transformadores de vidas com a música

O grupo da Escola Estadual Sebastião Pedrosa se apresenta no sábado, último dia do campeonato (Foto: Arquivo Secom)
O grupo da Escola Estadual Sebastião Pedrosa se apresenta no sábado, último dia do campeonato (Foto: Arquivo Secom)

“A fanfarra ajudou na formação do meu caráter. No meio artístico, as palavras ‘união’ e ‘família’ são muito fortes, isso tem valor imensurável na nossa vida”, disse.

O depoimento é de Kalito Oliveira, componente da banda de percussão melódica da Escola Sebastião Pedrosa (Banpesp), uma das 20 competidoras do 13º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Acre.

Kalito é ex-aluno da Sebastião Pedrosa e um dos 88 fanfarristas, que compõem a banda. Criada em 2009, a Banpesp tem colecionado títulos e medalhas. Usando a técnica de percussão melódica (que agrega instrumentos melódicos como flauta, marimba e percussão), a escola é a atual campeã estadual consecutiva. Também já foi vencedora da Copa Pantanal em 2012, em Cuiabá (MT).

O maestro da banda, Abdias Costa, afirma: “O nosso trabalho além de musical é social, porque resgatamos vidas. Já tiramos gente do mundo das drogas e da criminalidade. Acreditamos que quando o jovem está dentro da música, aprendendo e vivendo experiências musicais, ele se desvia de outros caminhos”, enfatizou.

Banpesp é formada na sua maioria por alunos e ex-alunos da escola. “A música é uma das formas de expressão mais libertadora que conhecemos, ela muda até nossos comportamentos diante do mundo”, ressaltou Alexsandro Ferreira, regente da fanfarra.

A final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Acre será realizada neste sábado, 19, a partir das 16 horas, no Ginásio do Sesi. A entrada é gratuita.