Doação de madeiras

Famílias atingidas por vendaval em Capixaba recebem madeiras para reconstruir casas

Reconstruir a casa e começar uma nova vida. É esse o sentimento das famílias que perderam sua moradia durante o vendaval que atingiu o município de Capixaba no início do mês de setembro. E para colaborar com essa reconstrução, o governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realizou a entrega de 90 metros cúbicos de madeira, uma doação de duas empresas do setor madeireiro de Xapuri e Sena Madureira.

Aproximadamente 150 famílias tiveram prejuízos com o vendaval e 10 tiveram suas casas completamente destruídas. A deputada federal Vanda Milani participou da solenidade e disse que seu gabinete está de portas abertas para receber todos os que queiram o melhor para a população acreana.

As obras iniciam nos próximos dias e a prefeitura de Capixaba tem recebido o apoio de diversas instituições. O secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, representou o governador Gladson Cameli e falou sobre o compromisso do governo com a população. “Trabalhamos para melhorar as condições de vida dos acreanos e diante da situação emergencial que vive o município de Capixaba, o governo do Estado mostra mais uma vez que está presente”, comentou o secretário.

Entrega da madeira foi feita pelo governo do Estado, por meio da Sema e Imac Foto: Ascom/Sema

A presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Adelaide de Fátima, explicou que a doação foi feita pelas empresas Complexo de Xapuri e L.A Grans. “Foi um pedido do secretário Israel Milani e do presidente do Imac, André Hassem. Os empresários do setor madeireiros estão sensibilizados com a situação das famílias que perderam tudo”, afirmou.

População atingida pelo vendaval comparece à cerimônia de entrega da madeira Foto: Ascom/Sema

O diretor-presidente do Imac, André Hassem, enfatizou a importância do papel social desempenhado pelo poder público. “Estamos trabalhando integrados, toda a pasta do Meio Ambiente, para garantir uma melhor qualidade de vida para a população. Não mediremos esforços para colaborar com que foi necessário”, comentou.

Representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) fizeram uma doação de colchões. O prefeito de Capixaba, Antonio Cordeiro da Silva, o Joãozinho, agradeceu o apoio do setor madeireiro e do Estado através da Sema, do Imac e da SEASDHM.

A idosa Antônia Paiva de Oliveira está entre os moradores que tiveram suas casas totalmente destruídas pela força do vento. Ela ainda foi ferida na perna quando tentava sair da casa, no bairro Quixadá Amorim. O forte vendaval destelhou várias casas, derrubou árvores nas ruas, danificou casas e estabelecimentos comerciais.

Na semana passada, o governador Gladson Cameli entregou a moradores do bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul, também vítimas de vendaval, 56 metros cúbicos de madeira certificada. Na ocasião, 173 famílias foram beneficiadas.