Inclusão

Família Azul promove palestra sobre autismo e agradece emenda de R$ 3 milhões

Com presença do vice-governador, Major Rocha, e deputada Mara Rocha, a palestra ocorreu no Colégio Dom Bosco

Na manhã deste sábado, 16, o médico e pai de autista, Aldemar Marinho, foi o palestrante do tema “Autismo e Inclusão Social”. Na ocasião, a deputada federal Mara Rocha recebeu agradecimentos por destinar 3 milhões de reais em emenda parlamentar de 2020 à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), visando a implantação da Unidade de Atenção Especializada em pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Deputada Mara Rocha falou sobre a importância do apoio à causa Foto: Cedida.

“Através da Família Azul, em 2018 pude conhecer os desafios e necessidades que envolvem essas pessoas. Para mim é uma satisfação enorme abraçar uma causa como esta e não medirei esforços para apoiar esse trabalho que é feito com tanto zelo e responsabilidade”, disse a deputada.

O vice-governador, Major Rocha, que também apoia a associação desde o seu mandato como deputado, prestigiou o evento.

O presidente da Família Azul, Abrahão Púpio, disse que há no Acre até 10 mil casos de autismo, nos termos de estatística da OMS, de um caso para cada 65 pessoas. Disse ainda que a emenda parlamentar da deputada Mara Rocha no valor de R$ 3 milhões para 2020 no orçamento da Saúde Estadual ampliará consideravelmente o tratamento de pessoas com TEA em clínicas gratuitas especializadas

“Esse recurso veio em boa hora porque autistas precisam de diagnóstico, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapia, psicólogas especializadas, médicos neuropediatras, neurologistas ou psiquiatras infantis. Cada caso demandará uma ou várias intervenções com múltiplos profissionais. Com os investimentos, o Centro pode otimizar isso tudo em um mesmo espaço”, destacou.