“Fala, Secretário” entrevista Reni Graebner, da Segurança Pública

Sistema de radiocomunicação entre as polícias foi um dos temas abordados durante a entrevista (Foto: Tatiana Campos)
Nilda Dantas entrevistou o secretário Reni Graebner nos estúdios da TV Aldeia (Foto: Tatiana Campos/Sesp)

O programa “Fala, Secretário” desta terça-feira, 28, apresentado por Nilda Dantas, foi ao ar com o secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner. Foram quatro blocos onde os investimentos e as estratégias da pasta viraram o tema central da entrevista. Além da TV Aldeia, todas as emissoras de rádio que integram o Sistema Público de Comunicação retransmitiram a programação.

Entre os principais investimentos que serão realizados este ano, o secretário ressaltou os R$ 11 milhões no sistema de radiocomunicação entre as polícias. Hoje, graças a instalação de três novas torres em Plácido de Castro, Acrelândia e Capixaba é possível manter comunicação do Posto de Fiscalização da Tucandeira a cidade de Capixaba, incluindo todas as estradas neste trecho, entre as viaturas policiais. Todo o sistema será mudado do analógico para o digital, dificultando a interceptação, por exemplo.

O videomonitoramento também foi abordado. Em Rio Branco, 34 câmeras já foram instaladas e garantiram em dezembro 25 situações de flagrante, que foram devidamente acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp). O interior também contará com o sistema de câmeras de segurança.

Dois grandes eventos estão marcados para o primeiro semestre. O primeiro é o Encontro Estadual de Coordenadores Comunitários de Segurança, que reunirá os representantes de todos os municípios, eleitos nos fóruns comunitários de segurança. Um encontro nacional para tratar da Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira também será realizado, com a participação de 11 estados.