Cultura, esporte e lazer

Expressão Jovem reúne mais de três mil em Sena Madureira

Crianças participaram de atividades de recreação oferecidas no evento (Foto: Paula Amanda)

Com objetivo de promover ações em comunidades escolares e espaços públicos do Acre, o governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), iniciou em 2015 o projeto Expressão Jovem.

No sábado, 22, Sena Madureira recebeu, pela primeira vez, a iniciativa no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa, reunindo mais de três mil crianças e jovens interessados.

Na programação, atividades como capoeira, quadrilha, recital de poemas, apresentação de música, teatro, dança, serviços de saúde, como atendimentos com enfermeiros e teste rápido, além de recreação, campeonato de futsal masculino e feminino, e feira de economia solidária.

De acordo com o gestor da Assejuv, Weverton Matias, esse foi apenas o primeiro evento de 2017. Outras comunidades do estado devem recebê-lo ao longo do ano.

“Esse é um instrumento de política pública de juventude que visa atingir, principalmente, os jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que as práticas esportivas e culturais fortalecem a identidade jovem e gera reflexo direto na autoestima, além de incentivar a participação deles como cidadãos de fato e de direito”, diz.

Entre as atividades, campeonatos de futsal feminino e masculino (Foto: Paula Amanda)

O deputado federal Leo de Brito esteve no local e destacou o que mais lhe chamou a atenção: “O que presenciei naquele ginásio foi a garra, alegria e satisfação de jovens e crianças que puderam desfrutar de uma tarde inteira de esporte, cultura, lazer e muito entretenimento”.

O Expressão Jovem em Sena Madureira contou com apoio das secretarias estaduais de Educação, Pequenos Negócios e Saúde, além dos departamentos de Trânsito, Estradas de Rodagem, Pavimentação e Saneamento do Acre, Instituto Dom Moacyr e gabinetes dos deputados estaduais Daniel Zen e Ney Amorim e do federal Leo de Brito.